O Ministério da Educação (MEC) já disponibilizou a consulta de vagas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) para o segundo semestre. O período de inscrições do ProUni abrirá na próxima terça-feira (14) e vai até o dia 17 de julho.
O programa é uma iniciativa do governo brasileiro para oferta de bolsas de estudo em faculdades particulares a estudantes de baixa renda que ainda não possuem diploma de nível superior.
Nesse sentido, o ProUni conta com bolsas de 50% e 100% em instituições particulares, de acordo com a renda do candidato. Assim, as bolsas de 100% são reservadas aos estudantes que têm renda per capita de até um salário mínimo e meio, enquanto as bolsas de 50% são para aqueles cuja renda per capita é de até 3 salários mínimos.
Quem pode se inscrever?
Nesse sentido, há algumas restrições para a inscrição no programa. Desse modo, só podem se inscrever candidatos que se encaixem em uma das seguintes categorias:
- Estudantes que tenham cursado o ensino médio todo em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular;
- Estudantes portadores de alguma deficiência
- Professores de rede pública em exercício do magistério sem diploma (não exige comprovação de renda).
As inscrições do ProUni 2020/2 só podem ser realizadas por estudantes que se encaixem em uma dessas três categorias e que tenham prestado a edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio.
Nesse sentido, a seleção é realizada a partir da nota obtida no Exame. O candidato precisa ter alcançado a nota mínima de 450 pontos na média, além de não ter zerado a nota da redação.
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente na plataforma do programa. Clique aqui para acessar.
Além da chamada regular, o programa conta com uma segunda chamada e uma lista de espera. Nesse sentido, os estudantes selecionados deverão comparecer às instituições de ensino e comprovar as informações fornecidas no ato de inscrição.
Cronograma
Confira abaixo o cronograma de seleção do ProUni, disponibilizado pelo MEC:
- Consulta de vagas: 7 de julho;
- Inscrições: 14 a 17 de julho;
- Primeira chamada: 21 de julho;
- Segunda chamada: 4 de agosto;
- Manifestação de interesse na lista de espera: 18 a 20 de agosto;
- Liberação da lista de espera: 24 de agosto.
Gostou deste texto? Deixe aqui seu comentário!