A Nota Fiscal Paulista constitui um programa destinado a estimular a emissão de documentos fiscais. Muitos indivíduos já aderiram a esse programa, incluindo seu CPF ao solicitar a nota, mas, ao verificar sua conta, constatam que o saldo de crédito está vazio.
Antes de tudo, aqueles que tiveram dificuldades ao tentar se cadastrar pelo site oficial do Nota Fiscal Paulista, devem ficar atentos. A sugestão é que busquem o posto fiscal mais próximo de sua localização. Muitas pessoas que estão enfrentando problemas ao tentar liberar a senha pelo site, recebem a orientação de enviar os documentos via correio para a Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo ou procurar o posto fiscal para a liberação.
O que a Nota Fiscal Paulista representa para a população?
Esse programa tem o propósito de incentivar as pessoas a solicitarem a emissão da nota fiscal ao realizar qualquer compra. Até 20% do valor do ICMS recolhido pelo estabelecimento é reembolsado aos consumidores. Os 20% restituídos ao consumidor correspondem ao valor da compra.
Como participar?
Para assegurar a participação no programa, o consumidor deve fornecer seu CPF ou CNPJ no momento da compra. Assim, o estabelecimento comercial emitirá uma Nota Fiscal/Cupom Fiscal ou Nota Fiscal eletrônica.
Posteriormente, os consumidores podem optar por receber o bônus em forma de créditos ou participar de sorteios para concorrer a prêmios em dinheiro. Em relação aos créditos, após cinco anos, eles podem ser utilizados para abater o valor do IPVA ou transferidos para a conta poupança ou corrente do consumidor.
Em quais situações o crédito não é gerado?
Em algumas circunstâncias, o crédito não será gerado para o consumidor. Isso inclui situações em que:
- Consumidores são contribuintes não enquadrados no Simples Nacional, bem como compras realizadas por órgãos ou entidades da administração pública direta, ou indireta do Estado, Município ou União (isso não se aplica a instituições financeiras);
- Operações que não estão sujeitas à tributação pelo ICMS ou em operações que envolvam fornecimento de energia elétrica, gás canalizado ou serviços de comunicação;
- Quando o estabelecimento comercial emite um documento que não é hábil, ou seja, que não indica corretamente o comprador, ou se esse documento foi emitido de forma fraudulenta, dolosa ou simulada, o crédito também não será gerado.
Por fim, os consumidores não terão direito a crédito em operações em que um documento fiscal tenha sido emitido no momento da venda, mas não tenha sido devidamente registrado no portal da Nota Fiscal Paulista pelo estabelecimento comercial.
Mas, afinal, por que os créditos não caíram na conta do Nota Fiscal Paulista?
Quanto ao motivo de seus créditos na Nota Fiscal Paulista estarem zerados, pode ser devido ao tempo de processamento das notas, desde sua emissão até o registro na receita.
É importante notar que os estabelecimentos comerciais têm um prazo para registrar os documentos emitidos, conforme estabelecido na Portaria CAT 85/2007. A ausência de um documento no portal não necessariamente indica que o estabelecimento está em situação irregular.
Como interpretar a consulta dos créditos
Na tela de consulta, mesmo que os créditos estejam zerados, é possível notar a existência de indicadores que os valores podem não ser liberados imediatamente. Os dados exibidos no Resultado da Consulta de Documentos Fiscais incluem o crédito disponível:
- Provisório;
- Definitivo;
- LIberado.
A interpretação exata desses termos em relação à receita pode ser esclarecida apenas quando sua conta sair do zero e os créditos forem liberados para consulta. Assim, consequentemente, estará liberado para saque. No entanto, aparentemente, alguns valores podem ficar retidos por mais tempo. Portanto, se sua conta permanece com saldo zero na Nota Fiscal Paulista, saiba que isso também ocorre com outras pessoas.