Pessoas físicas e empresas podem contratar empréstimos e financiamentos com bancos e outras instituições financeiras. Elas recebem recurso e, em troca, assumem o compromisso de pagar, no futuro, o valor disponibilizado acrescido de juros, define, de forma sucinta, o BCB, Banco Central do Brasil
De forma sucinta, o BCB define empréstimo e financiamento. Confira abaixo:
A pessoa ou a empresa contrata a operação e não especifica como utilizará o dinheiro que pode ser usado livremente, conforme definição do BCB.
Já no financiamento, a pessoa ou a empresa contrata a operação para comprar um bem ou adquirir um serviço específico, como no caso de financiamento de um veículo ou uma moto. Geralmente o bem financiado serve como garantia do financiamento e, por isso, os juros, nessas situações, costumam ser menores, informa o BCB.
O BCB ressalta que os bancos e outras instituições financeiras não são obrigados a conceder empréstimos ou financiamentos a seus clientes. Isso depende das políticas de crédito de cada uma delas, por isso, as instituições fazem análises individualizadas.
Além disso,o BCB alerta sobre a necessidade de pesquisar, já que há bastante diferença no que se refere a taxas entre as instituições financeiras.
Por isso, antes de contratar um empréstimo ou um financiamento, pesquise bastante. Sendo assim, a primeira coisa é verificar se a instituição é autorizada a funcionar pelo Banco Central.
No entanto, atente-se ao fato de que nenhuma instituição pode exigir que você deposite previamente dinheiro na conta dela para contratar empréstimo ou financiamento com você ou para liberar o dinheiro. Por isso, fique alerta para essas solicitações que são típicas de golpes.
Além disso, não contrate a primeira instituição que pesquisar, ressalta o BCB. Pois, como as taxas de juros e outros encargos variam bastante de banco para banco, a pesquisa do Custo Efetivo Total (CET) é fundamental.
O Custo Efetivo Total é a taxa que corresponde a todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito. Sendo assim, inclui a taxa de juros, as tarifas, os impostos e outras despesas. O CET precisa ser informado antes da concessão do empréstimo ou de um financiamento.
É importante que elabore um planejamento financeiro para evitar recorrer a esses recursos. No entanto, caso precise, busque pelas menores taxas e melhores prazos.