O Banco Central do Brasil (BCB) analisa a elevação da inflação de forma pormenorizada, destacando a elevação dos preços dos alimentos in natura, da farinha, dos aluguéis e dos seguros e consertos de veículos. Entenda melhor!
Os preços de alimentos apresentaram encarecimento significativo no trimestre, 3,93%, ressalta o Banco Central do Brasil (BCB). O comportamento sazonal dos preços e os efeitos climáticos adversos exerceram importante contribuição, sobretudo sobre os preços de alimentos in natura, que subiram 14,89%.
Também houve alta relevante no preço de farinhas, panificados, óleos e bebidas, componentes do grupo alimentação com preços menos voláteis. O preço da carne voltou a subir, mas sem acompanhar o ímpeto de elevação do preço do boi, informa o Banco Central do Brasil (BCB).
Os preços de serviços subiram 2,56%, em ritmo superior ao que vinha sendo observado. Houve avanço relevante da inflação subjacente de serviços (de 1,47% para 2,57%), refletindo em parte o comportamento inercial da inflação, o que pode ser notado pela maior alta dos aluguéis residenciais.
Conforme informa o Banco Central do Brasil (BCB), a elevação da inflação subjacente em parte também parece associada à pressão sobre preços de bens: o expressivo aumento de seguros e consertos de veículos, por exemplo, pode estar ligado ao maior valor dos automóveis e ao custo de peças de reposição.
Entre os componentes não subjacentes da inflação de serviços, merece destaque o reajuste das mensalidades escolares, que usualmente é contabilizado em fevereiro, destaca o documento oficial do Banco Central do Brasil (BCB). O reajuste foi significativo, mas ficou aquém da inflação passada, mesmo após relativa contenção das mensalidades nos anos anteriores em decorrência dos efeitos da pandemia.
Por fim, preços voláteis como transporte por aplicativo e passagem aérea, que tem componente sazonal relevante e negativo nesse período, contribuíram para que a inflação de serviços não fosse mais elevada no trimestre, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).
A inflação é multifatorial, por isso, um setor impacta o outro de forma direta ou indireta. Confira essas análises no site oficial do Banco Central do Brasil (BCB), além de outras informações importantes para a economia de forma abrangente, sendo uma importante fonte de informação para o cidadão.