O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) receberá até o dia 28 de abril de 2023 os pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O prazo para as justificativas de ausência é o mesmo.
Desse modo, os interessados deverão fazer as solicitações até as 23h59 da próxima sexta-feira (28). Os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem devem ser feitos online, exclusivamente por meio da Página do Participante.
Para fazer a solicitação, o estudante deve ter ou criar um cadastro na plataforma gov.br. Após acessar a Página do Participante, o estudante deverá preencher todas as informações do formulário de isenção e enviar os documentos solicitados para a comprovação do critério no qual se encaixa. A relação de documentos aceitos pelo Inep está disponível no edital.
Conforme estabelecido no edital de isenção, podem solicitar o benefício da isenção da taxa os estudantes que se encaixam nos seguintes grupos:
- Estudantes que estão cursando o último ano do Ensino Médio em escolas da rede pública;
- Candidatos que estudaram todo o Ensino Médio na rede pública ou que tenham concluído os estudos como bolsistas integrais na rede particular e que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio;
- Estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal e que tenham Número de Identificação Social (NIS) próprio.
Justificativas de ausência
Os estudantes que se inscreveram na última edição do exame, o Enem 2022, de forma gratuita, mas que não compareceram aos dois dias de prova deverão justificar a ausência, caso desejem participar do Enem 2023 gratuitamente.
Ainda conforme o edital, os participantes poderão enviar as justificativas de ausência também até a próxima sexta-feira, dia 28 de abril, por meio da Página do Participante.
Resultados
De acordo com o cronograma, a divulgação dos resultados da isenção da taxa de inscrição e das justificativas de ausência para o Enem 2023 está prevista para o dia 8 de maio. Os interessados poderão contestar o resultado com a interposição de recursos entre os dias 8 e 12 de maio. Após a análise dos recursos, o Inep divulgará as respostas no dia 19 do mesmo mês, na Página do Participante.
O resultado positivo não garante a inscrição automática do candidato no Enem. Nesse sentido, os candidatos isentos e não isentos deverão realizar as inscrições como os demais participantes.
Principais datas do Enem 2023
O cronograma com as principais datas do Enem 2023 já foi divulgado pelo Inep através da publicação de portaria. De acordo com a autarquia federal, as inscrições para o Enem 2023 serão recebidas no período de 5 a 16 de junho de 2023.
A aplicação das provas do Enem 2023 está marcada para os dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos. O Inep deverá divulgar os gabaritos das provas objetivas até o dia 24 de novembro.
Tradicionalmente, o Enem conta com a aplicação de uma prova de Redação e com quatro provas objetivas, sendo cada uma composta por 45 questões. As áreas contempladas no exame são as seguintes: Ciências Humanas e Suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação; Matemática, Códigos e Suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.
Resultado do Enem 2023
Ainda segundo o cronograma, a divulgação do resultado do Enem 2023, inclusive do Enem PPL, está prevista para o dia 16 de janeiro de 2024.
O Enem é um exame de nível nacional promovido pelo MEC com o objetivo de proporcionar o ingresso de jovens estudantes em instituições de ensino superior através de programa como o SiSU, o ProUni e o Fies.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Matrículas de estudantes indígenas em universidades subiram 374% de 2011 a 2021; saiba mais.