O mutirão de empregos surge como uma alternativa para quem deseja inserir-se no mercado de trabalho. Neste contexto, vagas em diversas áreas estão abertas em São Paulo. O mutirão promovido pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc) já tem data e horários definidos. Para saber maiores detalhes leia a seguir!
Como funciona o mutirão de empregos e quais áreas participam?
Os processos desenvolvidos em mutirões são planejados para atender o máximo de candidatos possível em tempo reduzido. Em eventos como esse, quem busca emprego precisa comparecer ao local definido munido de currículo impresso e documento de identificação.
Ainda, ao chegar, deve preencher uma ficha cadastral, etapa obrigatória para triagem inicial. Logo após, ocorre o encaminhamento para uma primeira avaliação junto às equipes de RH das empresas participantes.
Entre as áreas contempladas no mutirão estão funções de suporte, recepção, manutenção e serviços gerais. A seguir, confira uma relação dos cargos disponíveis e os respectivos números de vagas ofertadas:
- Auxiliar de Serviços Gerais (Limpeza): 20 vagas
- Porteiro: 15 vagas
- Recepcionista de Portaria: 10 vagas
- Manobrista: 8 vagas
- Zelador e Manutenção: 7 vagas
Todos os candidatos a essas funções precisam ter mais de 18 anos e disponibilidade de horários. Vale destacar que, para a função de auxiliar de serviços gerais, não é necessária experiência anterior.
Locais, datas e procedimentos para candidatura
O mutirão promovido pela prefeitura de São Vicente, no estado de São Paulo, em parceria com empresas do setor, será realizado no bairro México 70, mais precisamente na Rua do Meio, das 9h às 11h30, na próxima quarta-feira, dia 22 de outubro, conforme divulgação da prefeitura.
Recomenda-se chegar com antecedência, já que o número de atendimentos pode ser limitado devido ao tempo disponível. Após o preenchimento da ficha, o fluxo segue conforme ordem de chegada. Finalmente, os aprovados são convocados para as entrevistas específicas com o gestor da vaga almejada.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Jackson Nunes, ressaltou a relevância do “Emprega Comunidades” no bairro México 70:
“Realizar o primeiro Emprega Comunidades dentro da comunidade do México 70 é um passo concreto na promoção da cidadania e da inclusão social. Levar oportunidades de trabalho diretamente a quem mais precisa, dentro do território, é reconhecer a dignidade de cada pessoa e fortalecer os direitos humanos na prática“.
Etapas de seleção
Depois do cadastro inicial, os candidatos são submetidos a uma análise de perfil e, caso aptos, seguem para entrevistas com coordenadores das áreas. Essa segunda fase costuma ser decisiva, pois durante a conversa é verificada a compatibilidade do candidato com as demandas do cargo.
Por outro lado, quem não avança para a segunda etapa pode receber indicações de outras vagas compatíveis no banco de dados das empresas participantes, mantendo a esperança de recolocação. Em suma, o sistema possibilita que cada pessoa tenha, pelo menos, retorno quanto à sua inscrição e possíveis caminhos dentro do mercado.
Documentação necessária
Os interessados devem levar currículo atualizado e documento oficial de identificação com foto, como RG ou CNH. Além disso, recomenda-se atenção à clareza das informações apresentadas nos documentos, o que facilita a triagem.
Continue a navegar no Notícias Concursos e confira outras oportunidades abertas e previstas. Além disso, o podcast abaixo apresenta vagas exclusivas do serviço público. Confira:






