Em meio às preocupações contra a Covid-19, algumas manifestações virais acabaram sendo subestimadas, como é o caso da Dengue no Brasil.
A doença, que matou mais de 500 brasileiros em 2020, segundo dados do Governo Federal, teve suas ações de controle preteridas pela população e até por alguns órgãos de saúde.
Só em 2020, foram registrados mais de 900 mil casos de Dengue em todo o país, ainda de acordo com Ministério da Saúde.
Neste período de maior incidência de chuva e calor intenso, condições favoráveis para a proliferação do mosquito, os cuidados devem ser redobrados, a fim de evitar mais esta crise de ordem epidemiológica no país.
Ações de Combate à Dengue
Apesar de cada estado e município desenvolverem ações específicas no combate e controle da Dengue, vale destacar, que a contribuição da população é extremamente importante na prevenção.
Entre as principais ações, os especialistas de Saúde Epidemiológica, alertam sobre os cuidados com a limpeza do quintal, calhas e caixas d’águas, além dos pratos de vasos de plantas, que devem ser preenchidos com areia regularmente.
O principal meio de ação contra a propagação do mosquito Aedes Aegypti é eliminar o foco de água parada, portanto, todo cuidado neste período de chuvas intensas, ainda é pouco.
Já os órgãos públicos devem redobrar as ações de limpeza urbana, coleta de entulhos, inclusive, ações de conscientização para com a comunidade.
Sintomas da Dengue
A situação de Pandemia, sem dúvidas, foi um agravante no atendimento dos pacientes com suspeita de Dengue. Isto porque, entre as recomendações dos órgãos de saúde, está a procura por atendimento em casos urgentes e emergentes, a fim de evitar aglomerações nestes locais, e logo, uma possível contaminação com o vírus da Covid.
Diante disto, muitos indivíduos ignoraram os sintomas ou evitaram o atendimento com receio da Pandemia, gerando consequências graves e até casos de morte por Dengue no país.
Entre os principais sintomas da Dengue, vale a pena buscar atendimento médico aos sinais de:
- Febre alta
- Dor de cabeça
- Dor atrás dos olhos
- Dor nas articulações
- erupções cutâneas
- fraqueza
- náusea e vômitos
Dengue X Covid-19
Apesar da Pandemia da Covid-19 merecer toda a atenção nos cuidados da população e ações preventivas dos governos e órgãos públicos, vale ressaltar, que a Dengue também deve ter o controle reforçado neste momento.
Pacientes com dengue acabam tendo o sistema imunológico impactado, o que gera mais chances de sentir sinais de agravamento da Covid, caso também se contamine com o vírus.
Além disso, muitos pacientes vêm confundindo os sintomas da dengue com a Covid, visto que ambas as doenças são sinalizadas pela febre, dor de cabeça e dor no corpo. Apesar disso, um dos grandes diferenciais entre os sintomas, é que a Covid-19 apresenta maior índice de complicações respiratórias, como por exemplo, tosse seca, falta de ar, alteração do olfato e paladar.
Diante disto, o mais indicado é buscar o apoio de um profissional da saúde para garantir um diagnóstico exato; e independe da doença, seja ela Dengue ou Covid, seguir o tratamento indicado pelo médico.