Índice de Atividade Econômica mostra recuperação condicionada ao auxílio emergencial - Notícias Concursos

Índice de Atividade Econômica mostra recuperação condicionada ao auxílio emergencial

Cenários de agosto e setembro, ainda não divulgados, devem seguir a mesma constante

A pandemia do novo coronavírus dificultou a análise da economia, por causa do sobe e desce dos números. Além disso, o abre e fecha da economia também gerou instabilidade nos índices. Por isso, foi necessário maior cuidado na análise e interpretação de causas e efeitos da crise econômica.

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de julho, que foi divulgado em meados de setembro, não fugiu à essa nova regra. O índice é calculado e divulgado a cada mês pelo Banco Central (BC). Segundo esse índice, houve uma alta de 2,1% quando comparado a junho. O número foi abaixo das expectativas do mercado, que esperava uma alta de 3,4%.

O novo número reafirmou uma tendência que já vinha sendo notada. Com a flexibilização gradual do isolamento social e a demanda do auxílio emergencial pago pelo governo, a economia do Brasil tem reagido de forma positiva. A reação é positiva mesmo que não seja forte o suficiente para superar o estado da economia do país antes da pandemia.

Para agosto e setembro, não é esperado um cenário muito diferente. A expectativa é que haja alta de 2% quando comparada a julho e queda de 5% quando comparada a agosto de 2019. Setembro deve seguir semelhante.

A expectativa é de recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no terceiro trimestre, quando comparado ao segundo trimestre, mas sem avanço significativo quando comparado ao terceiro trimestre de 2019.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?