A Independência dos Estados Unidos, evento também denominado de Revolução Americana, aconteceu no dia 4 de julho de 1776.
O assunto é extremamente relevante para a história geral. Assim, não é de se surpreender que ele seja tão abordado pelos principais vestibulares do país.
Dessa maneira, para que você se prepare de forma adequada, o artigo de hoje trouxe a análise de uma questão sobre a Independência dos Estados Unidos. Vamos conferir!
(VUNESP – 2016) Todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, entre os quais figuram a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Para assegurar esses direitos, entre os homens se instituem governos, que derivam seus justos poderes do consentimento dos governados. Sempre que uma forma de governo se dispõe a destruir essas finalidades, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la, e instituir um novo governo, assentando seu fundamento sobre tais princípios e organizando seus poderes de tal forma que a ele pareça ter maior probabilidade de alcançar-lhe a segurança e a felicidade.
(Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776). In: Harold Syrett (org.). Documentos históricos dos Estados Unidos, 1988.)
O documento expõe o vínculo da luta pela independência das treze colônias com os princípios:
A questão supracitada foi cobrada na prova de história do vestibular da Vunesp, que permite o ingresso dos candidatos à Universidade Estadual Paulista (Unesp).
O enunciado traz um trecho da Declaração de Independência dos Estados Unidos e pergunta ao candidato quais são os princípios contidos no documento.
A resposta correta é a alternativa C. Lembre-se de que o documento foi criado no século XVIII, o chamado “Século das Luzes”, marcado fortemente pelo Iluminismo.
Lembre-se, ainda, de que a Independência dos Estados Unidos recebeu influência direta dos ideais dos principais pensadores iluministas da época.
Por fim, destaca-se também a presença do termo “liberdade”, conceito iluminista, logo na segunda linha do documento.