Existem algumas ações simples que podem ajudar na hora de incentivar os cuidados com a saúde bucal na escola. Essas práticas, indispensáveis para o dia a dia escolar, podem fazer toda a diferença na hora de oferecermos mais qualidade de vida para as crianças e os adolescentes.
Sendo assim, trouxemos algumas sugestões que podem ser efetivas nesse sentido. Invista em boas práticas na escola e vamos, juntos, construir um futuro mais saudável para todos!
Para incentivar os cuidados com a saúde bucal na escola é necessário colocar em prática ações que realcem a importância desse cuidado. Essas ações podem aparecer na sala de aula, nos corredores e até mesmo em eventos escolares. Veja algumas ideias:
As palestras com profissionais tendem a funcionar com crianças e adolescentes de todas as idades. Para os mais pequenos, o ideal é que o dentista leve materiais lúdicos para explicar por que devemos escovar os dentes, por exemplo. Já para os maiores, uma palestra com slides pode ser bem efetiva, bem como uma roda de conversa, com perguntas e respostas, também pode ser interessante.
Trabalhar, com os próprios alunos, assuntos voltados à saúde bucal, também é relevante. Por exemplo, é possível apontar as principais patologias que acometem a saúde da boca, e fazer com que cada grupo de alunos pesquise sobre ela, aprendendo sobre tratamento, prevenção, diagnóstico, etc.
Desse modo, a participação ativa na pesquisa poderá auxiliar os alunos a compreenderem melhor o assunto.
Se possível, incentive que os alunos façam a escovação dos dentes depois do recreio, ou seja, depois da refeição. Desse modo, o hábito poderá ser instaurado, uma vez que, todos os dias, a criança e o adolescente terão esse momento para cuidar da própria higiene, com a supervisão do professor.
As aulas específicas sobre temas relacionados também é relevante. Se você quer incentivar os cuidados com a saúde bucal na escola, considere dar aulas sobre os cuidados essenciais, a importância da prevenção, principais problemas bucais, etc. Assim, as crianças poderão ter um aparato geral sobre o tema, viabilizando um conhecimento que auxilia na manutenção da saúde.
Afinal, o conhecimento faz toda a diferença quando o assunto é autocuidado e saúde, concorda?
Por fim, invista em campanhas de conscientização, com cartazes, por exemplo, na hora de incentivar os cuidados com a saúde bucal na escola. Isto é, faça cartazes com o auxílio das crianças ou com a ajuda de outros professores, enaltecendo a importância dos cuidados com a saúde bucal em todos os ambientes – não apenas na escola.
Esse tipo de informativo pode fazer toda a diferença na vida dos nossos pequenos. Ofereça esse conhecimento de uma maneira bastante explícita, colando os cartazes em locais que as crianças costumam permanecer.
Desse modo, pouco a pouco estaremos investindo em um ambiente de incentivo ao autocuidado, que poderá marcar positivamente a vida de muitas crianças e adolescentes. 🙂
Veja mais: Gestão de tempo em sala de aula: como executar com sucesso?