IMT abre período de inscrição do Vestibular de Verão 2024
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) está com o período de inscrição aberto para o Vestibular de Verão 2024. De acordo com o edital, as inscrições serão recebidas até o dia 10 de novembro para as provas presenciais e até o dia 27 de novembro para as demais formas de ingresso.
O processo seletivo está ofertando centenas de vagas para diversos cursos de graduação ofertados de forma presencial. As oportunidades visam o ingresso de novos alunos no 1º semestre letivo de 2024. Confira a seguir como se inscrever no Vestibular de Verão 2024 e como será o processo de seleção!
Vestibular de Verão 2024: Inscrições
Conforme indicado no edital, as inscrições estão sendo recebidas de forma virtual. Portanto, os candidatos devem acessar o site do IMT e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição.
No momento do cadastro, os candidatos deverão informar todos os dados pessoais e escolares e escolher a forma de seleção. No momento da inscrição é necessário escolher uma opção de curso de graduação.
Para efetivar o cadastro, os candidatos devem realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido. Conforme indicado no Manual do Candidato, o valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00 (cento e vinte reais), por processo seletivo.
Vestibular de Verão 2024: formas de ingresso
De acordo com o edital, para fins de classificação dos inscritos, o IMT estabeleceu cinco formas de seleção:
- Prova tradicional presencial;
- Prova tradicional on-line;
- Notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
- Certificação Internacional;
- Reaproveitamento da Nota do Vestibular de Verão ou de Inverno Mauá 2023.
As cinco formas de processo seletivo de ingresso são independentes. Desse modo, os candidatos podem optar por participar de um ou mais processos, sendo necessário realizar a inscrição nas modalidades de interesse.
Aqueles que optarem pela seleção via notas do Enem poderão usar as notas obtidas em uma das três últimas edições do exame: 2020, 2021 ou 2022.
Conforme o cronograma, os candidatos que optarem por realizar o Vestibular tradicional, com a aplicação de provas, serão avaliados no dia 15 de novembro. Já a aplicação da prova on-line está marcada para o dia 29 de novembro. Em ambas as modalidades, a duração da aplicação será de três horas.
Ainda de acordo com o Manual do Candidato, as provas contarão com uma redação e com questões objetivas de múltipla escolha sobre os conteúdos referentes aos componentes curriculares do ensino médio. Serão 46 questões distribuídas entre as seguintes áreas:
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Linguagens e Códigos e suas Tecnologias.
Os candidatos deverão se apresentar nos locais de prova com 30 minutos de antecedência do horário de início das provas, munidos de documento oficial de identificação com foto.
Oferta de vagas
As oportunidades ofertadas são para os seguintes cursos de graduação: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Engenharias (Alimentos, Civil, Computação, Controle de Automação, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Produção e Química), Inteligência Artificial e Ciência de Dados, Relações Internacionais e Sistemas de Informação.
Todas as oportunidades são para o campus de São Caetano do Sul. Os cursos são ofertados nos turnos matutino ou diurno, com duração entre quatro e cinco anos.
O IMT ainda não divulgou a data de publicação dos resultados, mas informou que a divulgação será feita exclusivamente no site da instituição. Os candidatos devem ficar atentos à possíveis convocações para as matrículas.
Entre os documentos necessários para as matrículas, o Instituto solicita o certificado de conclusão do ensino médio e o respectivo histórico escolar, além de documentos de identificação.
Acesse o edital do Vestibular de Verão para mais informações.
Leia também UFSC, IFSC e IFC abrem período de inscrição para o Vestibular Unificado 2024; saiba mais.