Com o fim do carnaval, os olhos de muitos trabalhadores brasileiros já se voltam para o processo de declaração do Imposto de Renda. A expectativa é de que mais de 45 milhões de pessoas de todas as regiões declarem o documento.
Mas falta muito para o processo ser iniciado? De acordo com especialistas na área, mesmo antes do início do prazo para a declaração do Imposto de Renda, a dica é já começar a se preparar para evitar qualquer tipo de problema.
A Receita Federal ainda não divulgou a data oficial para o início das declarações do Imposto de Renda em 2025. A instituição informou que as regras e prazos serão anunciados na primeira quinzena de março.
No ano passado, o prazo começou em 15 de março e terminou em 31 de maio. Se o cronograma for mantido, é possível que o período de envio comece a partir do dia 17 de março, uma segunda-feira.
Vale lembrar que a Receita já vem sinalizando que o prazo em questão deve ser mantido de maneira regular todos os anos. De todo modo, é importante aguardar uma definição oficial.
Nem todos os brasileiros precisam declarar o Imposto de Renda neste ano de 2025. Abaixo, você pode conferir quais grupos são obrigados:
Recentemente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad anunciou uma nova proposta que indica mudanças na cobrança do Imposto de Renda no país. De uma maneira resumida, é possível dizer que a ideia é elevar a cobrança dos mais ricos e diminuir a cobrança para os mais pobres.
Desde que esse anúncio foi feito, integrantes do mercado financeiro começaram a criticar o governo federal. Existe um temor por parte desses agentes de que essa medida possa prejudicar a economia do país, sobretudo do ponto de vista fiscal.
O Ministério da Fazenda, por sua vez, indica que não existiria um problema do ponto de vista fiscal porque para elevar a isenção do imposto de renda para os mais pobres, o ministério planeja elevar para os mais ricos, o que poderia compensar a defasagem dentro do orçamento.
Seja como for, o fato é que o governo federal certamente vai ter muitas dificuldades para conseguir aprovar esse projeto no Congresso Nacional. Diante disso, o poder executivo já está trabalhando em uma nova estratégia inusitada para tentar reverter o cenário.
O governo espera que a campanha ganhe adeptos por todo o Brasil por meio de influenciadores e artistas, e de personagens comuns. Seria algo semelhante ao que aconteceu recentemente em um projeto que altera a jornada de trabalho no Brasil.