Recebeu um e-mail da Receita Federal informando que você caiu na malha fina? Cuidado, você pode estar sendo vítima de uma tentativa de golpe. Na última semana, o Fisco enviou um comunicado sobre o tema e frisou que não está enviando nenhum tipo de mensagem neste sentido.
De acordo com relatos de usuários, o suposto e-mail da Receita Federal pede que o destinatário corrija as informações da declaração do Imposto de Renda, e regularize os erros até o próximo dia 5 de abril.
A Receita Federal informa que um dos e-mails usados pelos golpistas contam com o nome da Receita Federal no cabeçalho (receitafederal@gov.br). Este não é, no entanto, o endereço de e-mail do Fisco. Este não é o único endereço errado que os criminosos estão utilizando para aplicar golpes.
Para tentar dar mais credibilidade, os golpistas também usam outros artifícios como o logotipo oficial da Receita Federal, a sigla IRPF, além de citações a artigos da legislação federal e do Código Civil.
A Receita Federal frisa que não está enviando nenhum tipo de mensagem para correção de erros na declaração do Imposto de Renda neste ano de 2024. O Fisco aconselha que, ao receber estes e-mails, o cidadão precisa evitar clicar em qualquer link.
Depois de 19 dias do início do prazo, o número de declarações do Imposto de Renda enviadas ultrapassou a marca dos 10 milhões. A informação foi confirmada pela Receita Federal no final da manhã da última quarta-feira (3). Ao todo 10.017.252 documentações foram recebidas até aquele momento.
O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda foi aberto no último dia 15 de março, e deve seguir até o próximo dia 31 de maio deste ano. O cidadão que não enviar a documentação dentro do prazo poderá ter que pagar uma multa de no mínimo R$ 164,74, e de no máximo 20% do imposto devido.
Ao todo, a expectativa da Receita Federal é receber algo em torno de 43 milhões de declarações do Imposto de Renda neste ano de 2024. Caso o número seja alcançado, o Fisco vai bater o recorde do ano passado. No decorrer de 2023, algo em torno de 41,1 milhões de documentos foram recebidos.
Tomando como base os dados da própria Receita Federal, listamos abaixo as pessoas que precisam declarar o Imposto de Renda neste ano de 2024. Em resumo, precisa declarar o cidadão que: