Falta pouco mais de 24 horas para a abertura do processo de verificação dos dados do 4º lote da restituição do Imposto de Renda desse ano de 2024. De acordo com as informações da Receita Federal, o processo de consulta será oficialmente aberto nesta sexta-feira (23), mais especificamente a partir das 10h.
Como de costume, o Fisco costuma abrir o processo de consulta aos lotes da restituição do Imposto de Renda sempre uma semana antes dos pagamentos oficiais. Na prática, o saldo só será liberado a partir da próxima sexta-feira (30).
Detalhes sobre o crédito
Algumas informações ainda não foram oficialmente divulgadas pela Receita Federal. Ainda não se sabe, por exemplo, qual será o valor total do crédito que vai ser liberado pelo Fisco para os contribuintes.
De todo modo, outros pontos já são de conhecimento público. Assim como nos meses anteriores, a Receita Federal deverá dar prioridade para alguns grupos sociais específicos. São eles:
- Idosos com mais de 80 anos;
- Contribuintes entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou doença grave;
- Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
- Contribuintes que optaram por receber a restituição via Pix ou utilizaram a declaração pré-preenchida.
Como consultar a restituição amanhã
De acordo com a Receita Federal, na próxima sexta-feira (23), todos os contribuintes que declararam o Imposto de Renda nesse ano de 2024 poderão conferir se serão selecionados para o 4º lote da restituição deste ano.
A consulta, aliás, também poderá ser feita pelos cidadãos que entregaram o imposto de renda em anos anteriores e que conseguiram realizar as suas obrigações fiscais desde então. Estamos falando de cidadãos que voltaram a ter direito a receber uma restituição.
Para saber se você está entre os selecionados para o 4º lote, basta seguir os passos abaixo:
- Entre no site de consulta da restituição do IR;
- Informe o número do CPF e a data de nascimento;
- Em “Exercício”, selecione 2024;
- Clique na captcha “Sou humano” e clique em consultar.
Como dito, no entanto, as informações do 4º lote só serão liberadas a partir do próximo dia 23 de agosto.
Como será feito o pagamento da restituição
Quem consultar as informações sobre o 4º lote nesta sexta-feira (23), e perceber que foi selecionado para essa nova fase de pagamento, não precisa fazer mais nada. O próximo passo é apenas esperar pelos pagamentos automáticos, que serão feitos na próxima sexta-feira (30).
A liberação do saldo deverá ser realizada na mesma conta informada pelo próprio cidadão no processo de declaração do Imposto de Renda desse ano de 2024. Se você optou por receber o saldo por Pix, a transferência também será feita de maneira automática através da chave informada.
As pessoas que não têm mais a conta informada, ou a chave cadastrada, por óbvio não conseguirão receber a restituição por esses canais. Neste caso, a Receita Federal vai enviar o dinheiro da restituição para o Banco do Brasil. O contribuinte deverá procurar uma agência BB mais próxima para reaver a quantia.
Calendário de pagamentos
Quem não for selecionado para o 4º lote da restituição do Imposto de Renda, não precisa se preocupar. De acordo com as informações da Receita Federal, os pagamentos desse saldo foram divididos em cinco datas diferentes neste ano de 2024.
Até aqui, três pagamentos já foram realizados, e outro vai sair do papel na próxima semana. Quem não recebeu a restituição nos quatro primeiros lotes, ainda terá outra chance de recebimento no próximo dia 30 de setembro, quando o 5º lote será liberado. Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos das restituições para este ano:
- 1º lote: 31 de maio de 2024;
- 2º lote: 28 de junho de 2024;
- 3º lote: 31 de julho de 2024;
- 4º lote: 30 de agosto de 2024;
- 5º lote: 30 de setembro de 2024.