Desde o último dia 15 de março, brasileiros de todas as regiões do país podem enviar as duas declarações do Imposto de Renda. O envio pode ser feito através dos aplicativos oficiais da Receita Federal para celulares, tablets ou até mesmo computadores.
O problema, no entanto, é que criminosos estão se aproveitando deste momento para enviar links falsos que encaminham os contribuintes para o download de aplicativos fraudulentos. Quem cai no golpe, pode perder muito dinheiro, além de ter os seus dados vazados.
A situação escalou de tal maneira nos últimos dias, que membros do governo federal decidiram se pronunciar. A Recita Federal, por exemplo, chegou a lançar uma nota sobre o tema afirmando que os contribuintes precisam ficar atentos no momento de realizar o download do aplicativo.
“Foram identificadas campanhas maliciosas, valendo-se da importância do tema e do início do período de entrega da declaração, induzindo usuários a baixar e instalar Apps falsos a partir das diferentes lojas de aplicativos para dispositivos móveis (Google Play Store para dispositivos Android ou App Store para dispositivos iOS)”, diz o texto do Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov).
Para evitar maiores problemas, separamos abaixo os links oficiais do programa da declaração do Imposto de Renda para este ano de 2024.
O programa Gerador de Declaração (PGD) em sua versão para computadores já está disponível para download desde a última terça-feira (12). Assim, antes mesmo do início do prazo de envio, os contribuintes já puderam ter a chance de iniciar o processo de preenchimento dos seus dados de renda.
Em todos os casos, o cidadão precisa ter uma conta nível prata ou ouro no sistema do portal gov.br. Até o ano passado, o nível bronze era aceito, mas isso muda a partir de 2024.
Tomando como base os dados da própria Receita Federal, listamos abaixo as pessoas que precisam declarar o Imposto de Renda neste ano de 2024. Em resumo, precisa declarar o cidadão que:
O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda vai se estender até o dia 31 de maio. Mas a dica geral é não deixar para declarar o saldo na última hora. O cidadão que declara o valor nas primeiras datas pode ganhar uma série de vantagens, como receber a restituição mais cedo, por exemplo.