Imposto de Renda 2023: a declaração pré-preenchida deve ser acessada via conta Gov
A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2023 deve ser acessada via conta Gov. Saiba mais informações!
No último dia 15, quarta-feira, foi liberado o prazo oficial da entrega da declaração do Imposto de Renda pela Receita Federal, sendo assim, é possível acessar o modelo pré-preenchido do Imposto de Renda 2023.
Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2023
Segundo informa a Receita Federal, o contribuinte que optar por esse modelo pode ter prioridade na restituição, além disso, para que todo cidadão pudesse usufruir dessa novidade, o prazo oficial foi alterado neste ano.
A declaração pré-preenchida facilita a entrega, pois a Receita Federal repassa dados do ano anterior. Para obter acesso a este serviço, é necessário ter uma conta nível ouro prata na plataforma Gov.br, que é a plataforma gerida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Dados oficiais
A Receita Federal recebeu mais de 1 milhão de declarações no primeiro dia, contando os 10 primeiros dias, foram mais de 2,6 milhões de brasileiros que aumentaram o nível da sua conta Gov para prata, para utilizar a funcionalidade.
Integração
A plataforma Gov.br possui integração com plataformas de 11 instituições financeiras, por isso, o correntista deve entrar no acesso Gov.br para solicitar a restituição diretamente na sua conta bancária.
De acordo com informações oficiais, os bancos que fazem parte dessa integração são: Agibank, Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Bradesco, Santander, Itaú, Mercantil, BRB, Sicredi e Banrisul. Através do link acesso.gov.br é necessário selecionar a opção “seu banco” e clicar na opção escolhida para o recebimento da restituição.
O Governo Federal informa que a plataforma Gov.br não tem acesso aos seus dados bancários, assim sendo, a integração apenas qualifica a conta do cidadão para a conferência de dados existentes em ambas as plataformas.
Como acesso a Declaração Pré-preenchida?
De acordo com informações da Receita Federal, o modelo de declaração pré-preenchida está disponível em todas as plataformas oficiais, ou seja, é possível acessá-la através do programa IRPF, do aplicativo Meu Imposto de Renda e via sistema e-CAC.
É necessário buscar pela opção “Iniciar declaração a partir da pré-preenchida” na tela inicial e realizar o login na conta Gov. A Receita Federal destaca que o prazo da declaração do Imposto de Renda 2023 se encerra no dia 31 de maio.
Prioridade na restituição
Sobre a restituição do Imposto de Renda, a divulgação oficial destaca que o cidadão que utilizar o modelo pré-preenchido pode entrar no grupo prioritário, no entanto, após os contribuintes idosos, deficientes ou que possuam o magistério como maior fonte de renda. É importante procurar um contador para realizar a declaração de maneira correta e ficar em dia com o Fisco.