Economia

Imposto de Renda 2021: Declaração completa ou simplificada?

Há alguns anos, a Receita Federal otimizou o processo em um formulário único, mas a regra tributária continua valendo

Na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda, normalmente surge a dúvida sobre fazer o modelo simplificado ou o completo. O modelo a ser usado varia de acordo com as despesas que o contribuinte possui para deduzir.

Quem tem filhos como dependentes, paga plano de saúde, escola particular e contribui para a previdência privada possivelmente deve preencher o modelo completo. Essas despesas são dedutíveis, ou seja, podem ser abatidas do imposto que é devido. Não há limitação para o valor de dedução de gastos com saúde. Essas despesas, entretanto, devem ser comprovadas.

Quem não tem filhos e não tem gastos com educação ou plano de saúde possivelmente deve fazer o modelo simplificado. Esse modelo impõe desconto padrão de 20% sobre a base de cálculo do imposto, com limite de R$ 16.764,34.

Anteriormente, os contribuintes precisavam fazer simulações com os dois modelos, preenchendo as informações nas duas vezes, o que demandava tempo e trabalho. Mas, há alguns anos, a Receita Federal otimizou o processo em um formulário único. A regra tributária do modelo completo e do simplificado segue valendo. É recomendado que o contribuinte preencha os dados que tiver disponível. O próprio programa da Receita ajuda a escolher o modelo mais vantajoso para reduzir o imposto a ser pago ou aumentar a restituição.

Após preencher os campos da declaração, vá em “Opção pela Tributação”; essa opção aparece no canto inferior esquerdo da tela. O programa marca a tributação “por deduções legais”, ou seja, o modelo completo, por definição. Se a opção “por desconto simplificado” mostrar menos imposto a pagar ou maior restituição, basta clicar nela.

Em geral, o modelo simplificado é recomendado para quem não tem muitas despesas para deduzir e possui abatimento padrão de 20%. Já o completo, de forma geral, é indicado para quem tem muitas despesas para deduzir; é necessário informar todos os gastos e rendimentos do ano passado e guardar os comprovantes por pelo menos cinco anos. Quando as deduções são de mais de R$ 16.754,34, o programa sugere o modelo completo.