Importância da confraternização nas empresas
Você já parou para pensar na real importância da confraternização nas empresas? Se ainda não, este é um bom momento para refletir sobre essa temática e analisar quais efeitos esse tipo de encontro pode proporcionar.
Afinal, muito além da comemoração de datas específicas, a confraternização feita em eventos empresariais pode ocasionar muitos efeitos positivos no dia a dia dos colaboradores, inclusive nas relações entre eles.
Neste conteúdo, apresentamos algumas considerações nesse sentido. Continue lendo e saiba mais!
Qual a importância da confraternização nas empresas?
A importância da confraternização nas empresas se deve a muitos fatores, e descrevemos alguns deles logo abaixo:
1. Aproxima os colaboradores
Sem dúvidas, os eventos de confraternização têm o poder de aproximar os colaboradores. Isso faz com que as pessoas construam laços mais fortes e afetivos, aproximando-se uma das outras e melhorando a interação que pode acontecer ao longo do dia.
Afinal, acima de um dia a dia profissional, temos o lado humano dos colaboradores. Portanto, oferecer a eles a oportunidade de formar fortes laços de amizade pode ser uma grande ação da empresa.
2. Melhora o clima organizacional
O clima organizacional, como um todo, também pode ser melhorado. Isso porque os eventos são um momento de descontração e relaxamento, que tira o foco dos “problemas” que existem no dia a dia de trabalho. Assim, é possível dar um “restart”, junto com os colegas de trabalho. Logo, também é possível iniciar o próximo dia de trabalho com mais bem-estar.
3. Fortalece o engajamento com a empresa
Se a empresa oferece momentos de descanso e descontração para os seus colaboradores, a tendência é que estes se sintam mais engajados na corporação. É como se a importância da confraternização nas empresas estivesse relacionada com a possibilidade de criar vínculo que acaba se formando entre colaborador e empregador, de uma forma genuína e natural.
4. Motivação e visão positiva sobre a empresa
A importância da confraternização nas empresas também está associada com o fato de que esse tipo de evento pode proporcionar mais motivação no time. As pessoas se aproximam, trocam ideias e se divertem, sentindo-se mais motivadas para o dia seguinte.
Além disso, o fato de a empresa oferecer esse tipo de momento pode proporcionar uma visão mais positiva sobre a corporação. Afinal, os colaboradores poderão perceber que esse é mais um atributo oferecido pela instituição.
5. Melhora a identificação do funcionário com a empresa
Para finalizar a nossa lista, não podemos deixar de citar a possibilidade de o colaborador se sentir parte de algo maior, ou seja, ele se identifica com a empresa. Isso porque, com os eventos de confraternização, quebra-se aquela ideia fria e engessada da empresa, como se ela fosse apenas uma engrenagem. Assim, é possível mostrar um lado mais humano e inclusivo, que considera as interações entre os pares e as emoções que são vividas dentro da corporação.
Logo, os colaboradores podem se identificar com o estilo empresarial de interagir e de se posicionar, especialmente quando há a promoção de eventos de conscientização, como no caso do Novembro Azul.
Por isso, investir na confraternização entre os colaboradores pode ser um caminho bem interessante.