Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), a governança do Banco Central do Brasil (BCB) é periodicamente avaliada. Confira mais informações relevantes sobre a instituição, de acordo com a divulgação oficial.
A governança do Banco Central do Brasil (BCB) é periodicamente avaliada. As informações relativas ao resultado geral do Banco Central do Brasil (BCB) e dos demais órgãos públicos, apurados pelo questionário de governança do TCU, estão disponíveis no sítio deste tribunal.
O TCU calcula o Índice Integrado de Governança e Gestão Pública (iGG) a partir da composição de cinco índices específicos. Se comparado aos demais órgãos públicos, o Banco Central do Brasil (BCB) se destaca nos resultados tanto para o índice geral quanto para os específicos, especialmente em relação aos índices de Gestão de TI, de Gestão de Pessoas e de Governança Pública.
Além disso, anualmente, o Banco Central do Brasil (BCB) calcula e divulga seu próprio Índice de Governança, o IGovBC, com base em uma cesta de elementos do questionário de governança do TCU, como desempenho, ética, conduta, riscos, estratégia, transparência, prestação de contas e auditoria interna. Em 2021, o IGovBC ficou em 0,975, superando a meta estabelecida de 0,950, informa a própria instituição em sua plataforma oficial.
Os avanços institucionais em 2021 em governança englobam a revisão da Política de Gestão Integrada de Riscos do Banco Central do Brasil (BCB), detalhada mais a seguir, bem como de políticas internas e dos princípios de governança corporativa.
O Banco Central do Brasil (BCB) informa que também possui uma Política de Controles Internos da Gestão, que tem o objetivo de avaliar o ambiente de controles internos e de monitorar sua eficiência e sua efetividade.
Adicionalmente, há a Política de Conformidade, que indica o compromisso do Banco Central do Brasil (BCB) com a aderência às normas jurídicas e aos padrões de conduta, informa a própria instituição em site oficial.
Em 2021, ocorreu a revisão anual do gerenciamento de conformidade em todas as unidades do Banco Central do Brasil (BCB), o que possibilitou a atualização do inventário de obrigações, que atualmente conta com mais de novecentos normativos, a identificação de novas vulnerabilidades e o planejamento de ações corretivas.
Em complemento, a conformidade dos principais instrumentos contratuais (contratos e convênios) da organização foi analisada. Acesse o site oficial do Banco Central do Brasil (BCB) para obter mais informações.