O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) abriu nesta segunda-feira, dia 18 de setembro, o período de inscrição para o Vestibular 2024. O processo seletivo visa o preenchimento de cerca de 3 mil vagas para ingresso de novos alunos em cursos técnicos e superiores.
De acordo com o cronograma, as inscrições para o Vestibular 2024 seguem abertas até as 23h59 do dia 26 de outubro (horário local).
As oportunidades ofertadas através do Vestibular 2024 são para ingresso em cursos técnicos e em cursos de graduação, sendo uma ótima chance para os estudantes que buscam qualificação profissional.
Continue a leitura deste artigo para saber como se inscrever e mais informações sobre o processo seletivo!
Vestibular 2024: Inscrições
Conforme as indicado no edital, as inscrições para o Vestibular 2024 estão sendo recebidas de forma virtual, exclusivamente por meio do site Seja IFTO. Nesse sentido, os interessados devem preencher o formulário de inscrição dentro do prazo estabelecido.
No momento da sua inscrição, o candidato deverá informar a opção de curso escolhida. O IFTO recomenda que os estudantes tenham atenção aos pré-requisitos para participar de cada modalidade de curso.
Além de escolher o curso, o estudante deve indicar também durante a sua inscrição se deseja concorrer às vagas reservadas ou participar do Vestibular 2024 em ampla concorrência.
O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito até 27 de outubro. O valor da taxa varia de acordo com a modalidade do curso:
- Cursos técnicos R$ 20,00;
- Cursos de graduação: R$ 40,00.
Isenção da taxa
O IFTO também iniciou nesta segunda-feira (18) o prazo para envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição. De acordo com o edital, terão direito ao benefício da isenção os seguintes grupos de estudantes:
- Cursos de graduação: membros de baixa renda que estejam inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
- Cursos técnicos: estudantes egressos de escolas públicas que sejam membros de famílias de baixa renda.
O IFTO receberá os pedidos de isenção da taxa de inscrição até o dia 10 de outubro. Após realizar a inscrição no Vestibular 2024 os interessados deverão enviar e-mail com a solicitação.
O resultado preliminar da isenção sairá em 16 de outubro, com recebimento de recursos até o dia 17 seguinte.
Provas do Vestibular 2024
Para fins de classificação dos candidatos, o Instituto aplicará provas compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Fundamental ou Médio, a depender do tipo de curso escolhido pelo candidato.
De acordo com o cronograma, o IFTO aplicará as provas do Vestibular 2024 no dia 19 de novembro de 2024. A consulta aos locais de prova será liberada a partir de 14 de novembro.
Para os candidatos aos cursos de graduação, a aplicação ocorrerá no período da manhã, das 8h às 12h30 (horário local), com abertura dos portões às 7h e
fechamento às 7h50.
Para os cursos técnicos concomitantes, cursos técnicos integrados e cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, a aplicação será à tarde, das 15h30 às 18h30 (horário local).
Ainda de acordo com o edital, as provas terão a duração de 4h30 (quatro horas e trinta minutos) para os cursos de graduação e de 3 (três) horas para os cursos
técnicos.
Vagas ofertadas
O IFTO está ofertando 2.983 vagas para o ingresso de novos alunos no 1º semestre de 2024. As vagas estão disponíveis em dez municípios do Tocantins, incluindo Araguaína, Palmas, Gurupi, entre outros.
As oportunidades estão distribuídas entre cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnicos concomitantes ao ensino médio, técnicos subsequentes e cursos de graduação.
Parte das vagas ofertadas estão reservadas de acordo com a Lei de Cotas. Portanto, metade das oportunidades são exclusivas para egressos de escolas públicas, com percentual para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
O IFTO publicará o resultado final do Vestibular Unificado no dia 20 de dezembro.
Acesse o edital na íntegra para mais informações.
Leia também Vestibular 2024: UVA oferta de mais de mil vagas; veja principais datas.