O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) encerra nesta quinta-feira, dia 26 de outubro, o período de inscrição para o Vestibular 2024/1. As oportunidades visam o ingresso de novos alunos no primeiro semestre letivo do próximo ano.
Estão sendo ofertadas quase 3 mil vagas para o ingresso de novos alunos em diversos cursos de graduação e também em cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnicos concomitantes ao ensino médio e técnicos subsequentes.
Portanto, há oportunidades tanto para estudantes que têm o Ensino Médio completo e buscam um curso superior, quanto para alunos do Ensino Fundamental que buscam o ensino técnico. Confira a seguir como se inscrever e mais detalhes sobre o processo seletivo!
Como se inscrever?
O IFTO está recebendo as inscrições para o Vestibular 2024 de forma virtual. Nesse sentido, para se inscrever, os interessados deverão acessar o site do site Seja IFTO e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição dentro do prazo estabelecido.
Durante a inscrição, além dos dados pessoais e de contato, os candidatos deverão escolher uma opção de curso. O estudante deve indicar também se deseja concorrer às vagas reservadas ou participar do Vestibular 2024 em ampla concorrência.
O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito até 27 de outubro, próxima sexta-feira. O valor da taxa varia de acordo com a modalidade do curso. Para os cursos técnicos, o valor da taxa é de R$ 20, enquanto o valor para os cursos de graduação é de R$ 40.
Isenção da taxa
O IFTO prevê a concessão da isenção da taxa de inscrição para determinados grupos de candidatos. Os pedidos de isenção já foram recebidos e o resultado está disponível no site do Instituto. De acordo com o edital, têm direito ao benefício da isenção os seguintes grupos de estudantes:
- Cursos de graduação: membros de baixa renda que estejam inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
- Cursos técnicos: estudantes egressos de escolas públicas que sejam membros de famílias de baixa renda.
Vestibular 2024: Provas
A classificação dos candidatos será estabelecida a partir de provas compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Fundamental ou Médio, a depender do tipo de curso escolhido pelo candidato.
A aplicação das provas do Vestibular 2024 está marcada para o dia 19 de novembro de 2024. O Instituto divulgará os locais de prova no dia 14 de novembro. Portanto, a partir dessa data, os candidatos poderão consultar os locais onde realizarão as provas.
Para os candidatos aos cursos de graduação, a aplicação ocorrerá no período da manhã, das 8h às 12h30 (horário local), com abertura dos portões às 7h e
fechamento às 7h50.
Para os cursos técnicos concomitantes, cursos técnicos integrados e cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, a aplicação será à tarde, das 15h30 às 18h30 (horário local).
Ainda de acordo com o edital, as provas terão a duração de 4h30 (quatro horas e trinta minutos) para os cursos de graduação e de 3 (três) horas para os cursos
técnicos.
Oferta de vagas
Ao todo, a oferta do IFTO é de 2.983 vagas para o ingresso de novos alunos no 1º semestre de 2024. As vagas estão disponíveis em dez municípios do Tocantins, incluindo Araguaína, Palmas, Gurupi, entre outros.
O IFTO reserva parte das vagas de acordo com a Lei de Cotas. Nesse sentido, metade das oportunidades são exclusivas para egressos de escolas públicas, com percentual para pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência.
Resultado
De acordo com o cronograma, o IFTO publicará o resultado final do Vestibular Unificado 2024/1, com as listas de convocados em 1ª chamada, no dia 20 de dezembro. Na mesma data o Instituto divulgará as orientações e documentos necessários para as matrículas.
Leia também Inep divulga os locais de prova do Enem 2023 nesta terça-feira (24); saiba mais.