O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins (IFTO) publicou na tarde desta terça-feira, dia 27 de junho, o resultado preliminar referente ao Vestibular 2023/2. Desse modo, os candidatos já podem conferir a classificação preliminar por meio do site Seja IFTO.
Ao todo, o IFTO divulgou três listas, com os resultados para os cursos técnicos concomitantes, técnicos subsequentes e cursos de graduação separadamente. Como o resultado é preliminar, caberá a interposição de recursos, desde que devidamente fundamentados.
De acordo com o cronograma, os interessados poderão enviar os recursos até amanhã, dia 28 de junho. O procedimento deverá ser feito de forma virtual, exclusivamente por meio do site do IFTO. Após a análise dos recursos, o IFTO vai publicar o resultado resultado final, com a lista de classificados para as vagas, no dia 29 de junho de 2023.
Na mesma data o Instituto divulgará as orientações para as matrículas e a lista de documentos necessários para o registro acadêmico. Entre os documentos solicitados, os candidatos aos cursos de graduação deverão apresentar certificado de conclusão do Ensino Médio.
Vestibular IFTO 2023/2
A classificação dos inscritos nesse processo seletivo foi feita a partir do desempenho obtido em provas aplicadas pelo próprio Instituto. A aplicação das provas aconteceu no dia 4 de junho, no período da tarde.
Houve locais de prova nas seguintes cidades: Colinas do Tocantins, Palmas (capital), Porto Nacional, Araguaína, Lagoa da Confusão, Pedro Afonso.
Conforme indicado no edital, as avaliações aplicadas foram compostas por questões objetivas sobre assuntos correspondentes ao nível do curso desejado. Nesse sentido, as 60 questões da prova para os candidatos aos cursos de graduação abarcaram conhecimentos referentes às seguintes áreas:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);
- Matemática e suas Tecnologias: Matemática;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física e Química;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia, Sociologia;
- Redação.
Conforme indicado no edital, as provas para os candidatos aos cursos técnicos subsequentes foram compostas por 36 questões de múltipla escolha. Os candidatos aos cursos técnicos concomitantes responderam uma prova com 40 questões objetivas sobre conteúdos referentes ao Ensino Fundamental.
Oferta de vagas
De acordo com o edital, a oferta do IFTO é de mais de 400 vagas nesse processo seletivo para ingresso no 2º semestre letivo de 2023. Do total das vagas, 120 são para cursos técnicos e de 297 vagas para cursos de graduação. O edital estabelece ainda que há vagas em cursos técnicos ministrados em Lagoa da Confusão, Pedro Afonso, Araguaína, e vagas para as graduações ofertadas nas cidades de Colinas do Tocantins, Palmas e Porto Nacional.
Conforme o quadro de vagas divulgado pelo IFTO, os cursos contemplados nessa edição do Vestibular são os seguintes:
- Cursos técnicos concomitantes: Agricultura; e Agropecuária;
- Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio: Agricultura; Agropecuária e Enfermagem;
- Cursos de graduação: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Engenharia Agronômica; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Gestão Pública; Logística; Pedagogia; e Sistemas para Internet.
Sobre o IFTO
Criado a partir da integração da Escola Técnica Federal de Palmas e da Escola Agrotécnica Federal de Araguatins, o IFTO oferta formações de educação profissional, científica e tecnológica em todo o Estado do Tocantins.
Além dos cursos técnicos e de graduação, o Instituto conta também com cursos de pós-graduação e cursos de extensão, sendo os de extensão voltados para a comunidade externa. Atualmente, o Instituto conta com oito campi, mas o campus sede funciona em Palmas, capital do Tocantins.
Acesse o site do IFTO para mais informações sobre o Vestibular 2023/2.
Leia também UEMA prorroga período de inscrição para o Vestibular EAD 2023 até o dia 3 de julho; saiba mais.