O IFPB, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba é uma instituição federal brasileira que foi criada no ano de 2008.
Atualmente, a instituição oferece diversas opções de oportunidades e de cursos em diferentes níveis, atraindo estudantes de todas as partes do Brasil.
Se você quer estudar no IFPB, então está com sorte: as inscrições para o Processo Seletivo dos Cursos Superiores 2023/2 já estão abertas.
Para te ajudar na sua preparação para a seleção, o artigo de hoje separou um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre a edição 2023/2 do processo seletivo do IFPB, incluindo datas, funcionamento da seleção e vagas disponíveis. Vamos conferir!
Processo Seletivo dos Cursos Superiores IFPB 2023/2: inscrições abertas
As inscrições para o Processo Seletivo dos Cursos Superiores IFPB 2023/2 estão abertas desde o dia 08 de maio e todos os candidatos poderão se inscrever até o dia 29 de maio de 2023.
Todas as inscrições deverão ser realizadas de forma online por meio do preenchimento de um formulário eletrônico disponível no Portal do Estudante IFPB. Caso o candidato ainda não esteja cadastrado na plataforma, ele deverá efetuar o próprio cadastro.
A boa notícia é que as inscrições para o processo seletivo do IFPB são gratuitas, uma vez que nenhum tipo de taxa de inscrição será cobrado pela instituição. Como todo o processo é gratuito, não existirá procedimento para solicitação de isenção de taxa.
Segundo o edital do Processo Seletivo dos Cursos Superiores, os candidatos deverão indicar uma a opção de curso desejada no momento da inscrição, sendo possível escolher até dois cursos.
Além disso, conforme as informações divulgadas, só poderão participar do processo seletivo os candidatos que tiverem concluído o Ensino Médio ou equivalente até a data da pré-matrícula. Dessa maneira, não serão aceitas as inscrições dos chamados “candidatos treineiros”, ou seja, estudantes que ainda não completaram o ensino médio e que também não estão cursando o último ano do mesmo.
Processo Seletivo dos Cursos Superiores IFPB 2023/2: uso da nota do ENEM
O edital do Processo Seletivo dos Cursos Superiores deixa claro que a seleção dos candidatos será baseada na pontuação obtida na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Dessa forma, os estudantes não precisarão fazer nenhum tipo de prova para ingressar no IFPB.
Para participar, os candidatos precisam ter participado de uma das seguintes edições do ENEM: ENEM 2022, ENEM 2021, ENEM 2020 ou ENEM 2019.
Processo Seletivo dos Cursos Superiores IFPB 2023/2: oferta de vagas
Por meio do Processo Seletivo dos Cursos Superiores 2023/2, o IFPB irá oferecer 1.540 vagas distribuídas entre os campi de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Esperança, Esperança, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa.
A relação completa com as vagas disponíveis e os cursos pode ser consultada no edital do vestibular 2023/2.
Processo Seletivo dos Cursos Superiores IFPB 2023/2: divulgação dos resultados
A divulgação do resultado preliminar do Processo Seletivo dos Cursos Superiores irá acontecer no dia 19 de junho de 2023.
Recursos serão aceitos pelo IFPB entre os dias 20 e 21 do mesmo mês. Por fim, a instituição irá liberar o resultado definitivo do processo seletivo no dia 28 de junho de 2023.
Processo Seletivo dos Cursos Superiores IFPB 2023/2: sistema de cotas
De acordo com o edital do processo seletivo 2023/2, o IFPB irá usar as ações afirmativas (sistema de cotas) no vestibular, reservando vagas para os candidatos que fizerem parte de determinadas categorias.
Assim, do total de vagas oferecidas, 50% será destinada para os candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Dessas, metade será reservada para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade será reservada para Egressos de Escolas Públicas independente de renda.
Do total de 50% de vagas para cotas, haverá uma nova subdivisão na qual será aplicado um percentual para reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para candidatos com deficiência.