Termina nesta terça-feira, dia 6 de junho, o período de inscrição para o Processo Seletivo 2023/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). De acordo com o edital, as inscrições são gratuitas.
Para se inscrever, os interessados deverão acessar o site Q-Seleção do IFCE e realizar o preenchimento do formulário de inscrição até as 23h59 de hoje.
Passo a passo da inscrição
De acordo com as orientações do IFCE, o 1º passo para participar do processo seletivo é ler o edital para tomar conhecimento sobre as regras e procedimentos. Já o 2º passo é realizar a inscrição pelo Q-Seleção.
Além das informações pessoais, escolares e de contato, o formulário de inscrição solicita que o estudante informe a opção de curso desejada. Candidatos que se autodeclaram como pessoa negra (preta e parda) ou indígena deverá obrigatoriamente informar sua cor/raça/etnia.
Posteriormente, o candidato deve realizar o 3º passo, que consiste na entrega da documentação exigida pelo edital seguindo o cronograma do Processo Seletivo 2023/2. Os documentos devem ser entregues no campus para o qual o candidato está pleiteando a vaga e deve levar em consideração.
O IFCE orienta que, após a entrega da documentação, os candidatos acompanhem as demais etapas do cronograma de atividades.
Processo Seletivo 2023/2
De acordo com o edital, a classificação dos candidatos inscritos será feita em apenas uma fase, sem aplicação de provas. Nesse sentido, para a classificação dos candidatos, o IFCE vai considerar as notas constantes no histórico escolar dos participantes.
Sendo assim, é obrigatória a apresentação do histórico escolar com o registro das notas referentes à etapa de ensino que é pré-requisito.
Os candidatos aos cursos técnicos concomitantes deverão apresentar o histórico do Ensino Fundamental, enquanto os candidatos aos cursos técnicos integrados e técnicos subsequentes devem apresentar o histórico escolar do Ensino Médio.
Para os cursos que exigem fundamental completo, o IFCE vai considerar as notas das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências e Matemática. Para os cursos que exigem o médio completo, as disciplinas avaliadas serão Língua Portuguesa, Biologia, Física, Química e Matemática.
Vagas e cursos ofertados
Ao todo, o IFCE está ofertando 537 (quinhentas e trinta e sete) vagas para cursos técnicos integrados, técnicos concomitantes, técnicos integrados do Proeja, e técnicos subsequente. O processo seletivo visa o ingresso de novos alunos no 2º semestre letivo de 2023.
A maioria das vagas são da modalidade subsequente, voltada para os estudantes que já têm o ensino médio completo.
Há vagas para os campi do IFCE localizados em Acopiara, Baturité, Camocim, Cedro, Crateús, Crato, Guaramiranga, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Paracuru, Quixadá, Tabuleiro do Norte, Tianguá, Ubajara e Umirim.
As oportunidades estão distribuídas entre cursos de diversas áreas como Administração, Agropecuária, Edificações, Hospedagem, Informática, Manutenção Automotiva, Manutenção e Suporte em Informática, Tradução e Interpretação de Libra, entre outras. Os cursos são presenciais, nos turnos matutino, vespertino, noturno e integral.
O IFCE reserva parte das vagas para estudantes que são egressos de escolas da rede pública, segundo estabelecido na Lei de Cotas. Portanto, há recorte de renda e percentual de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).
Resultados
De acordo com o cronograma, o IFCE divulgará a classificação preliminar no dia 20 de junho de 2023. Os interessados poderão contestar o resultado preliminar com a interposição de recurso até o dia 21 seguinte.
Após a análise dos recursos, o IFCE divulgará o resultado final no dia 23 de junho. Na mesma data, o Instituto deve liberar a lista de convocados para as matrículas em 1ª chamada e as orientações para o registro acadêmico.
Para mais informações, confira o edital na íntegra.
Leia também Inep abre período de inscrição para o ENEM 2023 nesta segunda-feira (5); veja como se inscrever.