O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou o termo de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) referente ao primeiro semestre letivo de 2023. De acordo com o termo de adesão, a oferta total do IFBA é de 1.555 vagas para ingresso em 41 opções de cursos de graduação.
Do total das vagas, 694 vagas são para seleção em ampla concorrência, ou seja, são para o público geral. O IFBA reserva 83 vagas para o cumprimento das suas ações afirmativas.
Além disso, o IFBA reserva ainda 778 vagas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Portanto, há recorte de renda, percentual para pretos, pardos e indígenas e também para pessoas com deficiência (PcD).
O termo de adesão indica ainda que as vagas ofertadas pelo IFBA estão distribuídas pelos campi de Salvador, Simões Filho, Valença, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Amaro, Vitória da Conquista, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Irecê, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Jacobina e Jequié.
Sobre o SiSU 2023/1
O Ministério da Educação (MEC) vai classificar os inscritos no SiSU a partir do desempenho dos candidatos na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, poderão se inscrever no SiSU 2023/1 os estudantes que fizerem as provas do Enem 2022, desde que não tenham feito o Enem na condição de “treineiros”.
O Inep iniciou a aplicação do Enem 2022 no último domingo (13). No próximo domingo, dia 20 de novembro, o Inep realizará o segundo dia de provas, com a aplicação da prova de ciências da natureza e da prova de matemática.
De acordo com o MEC, o edital do SiSU 2023/1 será publicado após a divulgação do resultado do Enem 2022. O período de inscrição do programa está previsto para ser em fevereiro de 2023.
Acesse o site do IFBA para mais detalhes.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UFU divulga locais de prova da 2ª fase do Vestibular 2022/2; saiba mais.