Para os empreendedores são muitas opções de modelos de negócio, no entanto, para que o novo entrante no mercado possa optar por um modelo de negócio, é fundamental que tenha estudos de mercado baseados na sua ideia principal. Ou seja, cabe ao empreendedor unificar a sua ideia de negócios com o que o mercado oferece.
Sendo assim, pode aumentar o seu potencial competitivo. Além disso, a escolha por uma plataforma dentro do empreendedorismo não pode ser feita de maneira aleatória. Haja vista que qualquer escolha empresarial demanda esforço e direcionamento, principalmente no que tange aos orçamentos.
Por isso, é fundamental que ao ter uma ideia de negócio, o novo entrante no mercado analise as funcionalidades de qual opção pode ser mais viável. Por exemplo, pode optar por uma plataforma e-commerce ou atuar através do mercado de marketplace, nesse caso deve analisar a viabilidade de cada modelo.
Além disso, dentro de uma opção de modelo de negócio pode optar por um determinado nicho. Sendo assim, haverá cada vez mais filtros que direcionam a ideia de negócio para que fique coerente com o que o mercado oferece.
Portanto, é importante que empreendedor analise o comportamento de compra do seu cliente em potencial. Bem como deve analisar a sua ideia de negócio para que esteja atualizada.
Dessa forma, evita o risco de obsolescência no mercado. Sendo assim, cabe ao empreendedor estudos diversas dinâmicas para que possa planejar estrategicamente sua entrada no empreendedorismo e aumentar as chances de sucesso no mercado.