Após ter acesso a vários relatos de pessoas que dizem ter sofrido golpes pelo aplicativo da Nubank, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviou uma notificação para o banco na última quinta-feira (6/5). No documento, o instituto relata como funcionam as fraudes e questiona de que forma a empresa garante a segurança das pessoas consumidoras.
Nas últimas semanas foram vários os relatos em redes sociais e plataformas de reclamação (até no site consumidor.gov.br) que tratam sobre a falta de segurança no aplicativo da Nubank. As pessoas afirmam que tiveram a conta invadida por uma espécie de programa hacker, empréstimos feitos no nome delas, além de transferências de quantidades elevadas de dinheiro para outras contas. Em segundos, os consumidores disseram ver seus recursos guardados por anos indo embora para a conta de criminosos.
A principal crítica das vítimas é que a Nubank não possui ou não utiliza um sistema que bloqueie transações que fogem do padrão da conta. Em um dos relatos, uma vítima descreve: “Em quatro minutos os criminosos conseguiram fazer quatro Pix que totalizaram R$ 150 mil. Sim, em apenas quatro minutos zeraram a conta do meu pai. Ele nunca tinha feito retiradas superiores a R$ 250 nessa conta. Mas o sistema antifraude da Nubank não foi capaz de identificar que havia algo de errado com essas operações”.
O que a Nubank diz
O banco se pronunciou sobre o assunto por meio de um alerta enviado para o e-mail de seus clientes no início de abril, em que chama a fraude de golpe do acesso remoto. Segundo o comunicado, os fraudadores conseguem realizar transferências bancárias após o consumidor fazer o download de aplicativos piratas, que permitem o acesso remoto de terceiros ao celular da vítima.
Também informou que não se trata de falha de segurança do banco e recomendou que seus clientes baixassem a versão recém atualizada do aplicativo Nubank, capaz de prevenir o problema.
Por conta da repercussão dos casos, o Idec agiu e enviou essa notificação ao Nubank para que ele dê mais detalhes sobre o fato, informe por que não foram adotadas medidas preventivas com maior antecedência e de que forma está lidando com as pessoas vítimas dos golpes.
Nubank tem que reparar clientes, diz Idec
O Idec argumenta que o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) obriga o fornecedor a responder pela reparação dos danos causados às pessoas consumidoras pelos defeitos decorrentes da prestação de seus serviços. Desta maneira, seria de responsabilidade do banco garantir a qualidade e segurança do serviço oferecido, arcando com eventuais prejuízos, na visão dos especialistas do instituto.
O CDC e decisões de tribunais superiores mostram que é fundamental que o banco garanta a seus clientes a segurança de suas contas bancárias, coibindo golpes e fraudes e, quando não for possível, que assuma a responsabilidade e repare os danos causados. A súmula 466 do STJ, por exemplo, diz que “as instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias”.
Após o recebimento da notificação, a Nubank ainda tem o prazo de 15 dias corridos para enviar as respostas.
Renegociação de dívidas com Nubank
A Nubank anunciou um programa de renegociação de dívidas para ajudar clientes inadimplentes. De acordo com informações oficiais, neste mês, o Nubank estará oferecendo descontos de até 90% para dívidas com empréstimos e cartão de crédito.
O processo de renegociação do Nubank é simples e intuitivo. Além disso, é realizada totalmente online, sem a necessidade de falar com o atendente.
O banco está oferecendo juros mais baixos e o valor da entrada pode variar, a depender de cada dívida. Em geral, será possível obter até 10% de desconto para dívidas com o cartão de crédito. Além disso, o banco também oferece a possibilidade de parcelar em até 24 vezes.
Para quem possui empréstimo no Nubank, será possível renegociar a dívida com desconto de até 90%. O prazo para pagamento desta dívida também será maior, com parcelamento em até 36 vezes.
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Idec cobra Nubank em caso de clientes vítimas de golpes virtuais
Série de reclamações tem surgido na internet de pessoas que perderam dinheiro por conta de criminosos que invadiram o aplicativo do banco
Após ter acesso a vários relatos de pessoas que dizem ter sofrido golpes pelo aplicativo da Nubank, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviou uma notificação para o banco na última quinta-feira (6/5). No documento, o instituto relata como funcionam as fraudes e questiona de que forma a empresa garante a segurança das pessoas consumidoras.
Nas últimas semanas foram vários os relatos em redes sociais e plataformas de reclamação (até no site consumidor.gov.br) que tratam sobre a falta de segurança no aplicativo da Nubank. As pessoas afirmam que tiveram a conta invadida por uma espécie de programa hacker, empréstimos feitos no nome delas, além de transferências de quantidades elevadas de dinheiro para outras contas. Em segundos, os consumidores disseram ver seus recursos guardados por anos indo embora para a conta de criminosos.
A principal crítica das vítimas é que a Nubank não possui ou não utiliza um sistema que bloqueie transações que fogem do padrão da conta. Em um dos relatos, uma vítima descreve: “Em quatro minutos os criminosos conseguiram fazer quatro Pix que totalizaram R$ 150 mil. Sim, em apenas quatro minutos zeraram a conta do meu pai. Ele nunca tinha feito retiradas superiores a R$ 250 nessa conta. Mas o sistema antifraude da Nubank não foi capaz de identificar que havia algo de errado com essas operações”.
O que a Nubank diz
O banco se pronunciou sobre o assunto por meio de um alerta enviado para o e-mail de seus clientes no início de abril, em que chama a fraude de golpe do acesso remoto. Segundo o comunicado, os fraudadores conseguem realizar transferências bancárias após o consumidor fazer o download de aplicativos piratas, que permitem o acesso remoto de terceiros ao celular da vítima.
Também informou que não se trata de falha de segurança do banco e recomendou que seus clientes baixassem a versão recém atualizada do aplicativo Nubank, capaz de prevenir o problema.
Por conta da repercussão dos casos, o Idec agiu e enviou essa notificação ao Nubank para que ele dê mais detalhes sobre o fato, informe por que não foram adotadas medidas preventivas com maior antecedência e de que forma está lidando com as pessoas vítimas dos golpes.
Nubank tem que reparar clientes, diz Idec
O Idec argumenta que o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) obriga o fornecedor a responder pela reparação dos danos causados às pessoas consumidoras pelos defeitos decorrentes da prestação de seus serviços. Desta maneira, seria de responsabilidade do banco garantir a qualidade e segurança do serviço oferecido, arcando com eventuais prejuízos, na visão dos especialistas do instituto.
O CDC e decisões de tribunais superiores mostram que é fundamental que o banco garanta a seus clientes a segurança de suas contas bancárias, coibindo golpes e fraudes e, quando não for possível, que assuma a responsabilidade e repare os danos causados. A súmula 466 do STJ, por exemplo, diz que “as instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias”.
Após o recebimento da notificação, a Nubank ainda tem o prazo de 15 dias corridos para enviar as respostas.
Renegociação de dívidas com Nubank
A Nubank anunciou um programa de renegociação de dívidas para ajudar clientes inadimplentes. De acordo com informações oficiais, neste mês, o Nubank estará oferecendo descontos de até 90% para dívidas com empréstimos e cartão de crédito.
O processo de renegociação do Nubank é simples e intuitivo. Além disso, é realizada totalmente online, sem a necessidade de falar com o atendente.
O banco está oferecendo juros mais baixos e o valor da entrada pode variar, a depender de cada dívida. Em geral, será possível obter até 10% de desconto para dívidas com o cartão de crédito. Além disso, o banco também oferece a possibilidade de parcelar em até 24 vezes.
Para quem possui empréstimo no Nubank, será possível renegociar a dívida com desconto de até 90%. O prazo para pagamento desta dívida também será maior, com parcelamento em até 36 vezes.