Os cavaleiros medievais eram guerreiros que faziam parte da nobreza. Durante a Idade Média a guerra era iminente e os senhores feudais e reis utilizavam-se de cavaleiros para dar maior segurança ao feudo.
Além disso, os cavaleiros medievais também ajudavam a conquistar novas terras e riquezas. Ademais, quanto mais cavaleiros no feudo, maior seria o seu poder militar.
Vale destacar que eles participavam de torneios que serviam como espécie de entretenimento durante o feudalismo, assim como eles também participaram das Cruzadas em busca de retomar a “Terra Santa”.
Os cavaleiros medievais poderão aparecer em questões de vestibulares e no Enem. Por isso vale a pena ficar atento ao assunto, acompanhe o artigo e saiba mais.
Para tornar-se um cavaleiro era preciso fazer parte da nobreza, afinal os equipamentos como a espada, escudo, elmo, armadura e o cavalo tinham um alto custo.
Os camponeses não tinham condições financeiras para se tornarem cavaleiros e nem tempo para o treinamento.
Desde cedo a criança era destinada pelo pai a ser um cavaleiro e logo começava o treinamento para tal.
A partir daí, passava a aprender a usar armas, técnicas de combate, assim como realizava um intenso preparo físico, além de aprender a montar o cavalo e desenvolver atitudes de um cavaleiro.
Em síntese, os cavaleiros medievais deveriam apresentar valentia, fidelidade e lealdade.
A saber, ao chegar à idade adulta o aprendiz tornava-se um cavaleiro por meio de uma cerimônia. O mesmo deveria passar a noite em uma igreja rezando e no dia seguinte realizar um juramento de lealdade ao seu suserano.
Na maioria das vezes, os cavaleiros medievais ganhavam um terreno do feudo para construir sua habitação.
Os cavaleiros medievais participavam de torneios que contavam com lutas e disputas entre os cavaleiros de algumas regiões, tratava-se de uma das principais entretenimentos do feudalismo.
Além dos torneios, os cavaleiros medievais também participaram das Cruzadas, conflitos que os cristãos buscaram retomar a Terra Santa “Jerusalém” dos muçulmanos.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre os cavaleiros medievais?
Não deixe de ler também – Descobrimento do Brasil: Tópicos importantes sobre o assunto.