Idade Média ou Idade das Trevas: como cai no vestibular?
É muito comum observar pessoas utilizando o temo “Idade das Trevas” para se referir à Idade Média.
Essa problemática muito importante é abordada também por questões de história geral, principalmente dentro dos vestibulares.
Assim, para que você consiga alcançar um alto desempenho dentro das provas de vestibulares, o artigo de hoje trouxe a análise de uma questão do vestibular da PUC sobre o assunto. Vamos conferir!
Idade Média ou Idade das Trevas: análise de questão de vestibulares
(PUC – 2018) A visão da Alta Idade Média como “Idade das Trevas”, pela historiografia, trazia uma percepção desse período como o avesso do progresso e da ciência. A denominação “Idade das Trevas” foi associada a alguns eventos e características desse período, caso
a) da superexploração dos camponeses, da expansão desenfreada das cidades, da mortandade ocorrida ao longo da Guerra Santa.
b) das perseguições aos hereges, da proliferação das ordens mendicantes armadas, da destruição sistemática de castelos e abadias.
c) do declínio da cultura antiga, a destruição do Império Romano pelas invasões bárbaras, do controle da difusão do conhecimento pela Igreja Católica.
d) da Guerra dos Cem Anos, do processo de cercamento no campo, da violência dos servos contra seus suseranos.
e) das consequências da Revolução Puritana, do fracasso das Cruzadas, da proliferação de bandoleiros e foras da lei.
Análise:
A questão do vestibular da PUC de Campinas aborda o surgimento da denominação “Idade das Trevas”. A alternativa correta para a questão é a C.
O que poderia explicar a alternativa é o fato de que, durante o Renascimento, alguns grupos de intelectuais criaram o termo “Idade das Trevas” para se referir ao período que os antecedia, ou seja, a Idade Média, já que, na visão deles, durante o período a humanidade havia retrocedido ao invés de evoluir devido à forte atuação da Igreja Católica e ao declínio da cultura da Antiguidade Clássica.
As demais alternativas estão incorretas pois a criação do termo não está relacionada com a Guerra Santa, nem com a perseguição da Inquisição aos hereges e também não à Guerra dos Cem Anos, que aconteceria depois da criação do termo.
O fenômeno também não está relacionado à Revolução Puritana e demais fenômenos mencionados na alternativa E, já que esses também aconteceriam depois da criação do termo pelos renascentistas.