Enem e Vestibular

Idade Média: caiu no vestibular da Unesp!

Idade Média: o tema foi cobrado no vestibular da Unesp

A Idade Média foi período muito importante da história da humanidade que sucede a Idade Antiga e antecede a Idade Moderna.

Dessa forma, não é de se surpreender que acontecimentos desse período sejam cobrados com uma grande frequência nas principais provas do país, entre elas os vestibulares.

O vestibular da Unesp, Universidade Estadual Paulista, abordou o tema em uma das suas questões de história geral dentro do processo seletivo.

Assim, para que você tenha uma idea do seu desempenho no exame, nós trouxemos a resolução e o comentário de uma das questões de história cobradas. Se você não fez a prova, pode ainda aproveitar para entender como as próximas edições da prova podem abordar o assunto.

Idade Média: questão da Unesp

(Unesp) O cristianismo aparece em quase todas as fases do ritual feudo-vassálico. Primeiro, a cerimônia (mesmo que nenhum dos intervenientes, nem senhor nem vassalo, sejam clérigos) pode realizar-se numa igreja, lugar privilegiado para a entrada em vassalagem. E até muitas vezes se sublinha que a cerimônia se processa na parte mais sagrada da igreja, o altar-mor.

O juramento que constitui um elemento essencial da fidelidade é, quase sempre, prestado sobre um objeto religioso, e até particularmente sagrado — a Bíblia ou relíquias.

(Jacques Le Goff. Para um novo conceito de Idade Média: tempo, trabalho e cultura no Ocidente, 1980. Adaptado.)

Ao caracterizar um dos rituais principais do feudalismo na Europa do Ocidente medieval, o excerto destaca

a) a submissão dos reis e dos senhores ao poder papal.

b) o mecanismo de relacionamento entre senhores e trabalhadores.

c) a completa descentralização política existente no feudalismo.

d) o vínculo entre compromissos pessoais e compromissos religiosos.

e) o declínio das atividades urbanas durante o período feudal.

Análise:

A resposta correta para a questão é a letra D.

O candidato deveria ter em mente que durante a Idade Média a religião era um dos principais pilares da sociedade, o que incluía também a sua influência sobre as relações interpessoais.

Dessa maneira, a relação de suserania e a vassalagem que era estabelecida entre membros da nobreza demandava a execução e a manutenção de gestos simbólicos vinculados à religião católica com o objetivo de conferir legitimidade ao acordo.

O trecho da questão do vestibular da Unesp indica que a cerimônia apresentada poderia acontecer em uma igreja, conferindo legitimidade ao evento por meio da relação com o aspecto religioso.