Nesta segunda-feira, 14 de agosto, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abriu as inscrições para novo concurso público. Os editais, então, contam com a oferta total de 325 vagas temporárias que exigem nível médio ou nível superior de formação.
Portanto, aqueles que desejam concorrer a estas oportunidades têm até o dia 03 de setembro para se inscrever.
As provas acontecerão no mês de outubro, ou seja, daqui cerca de dois meses.
Além disso, o IBGE também já encerrou as inscrições de outra seleção no último domingo, 13 de agosto. Esta ofertava vagas temporárias para o cargo de agente censitário de pesquisas e mapeamento.
Veja também: MEC abre inscrições de concurso nesta quarta, 09
A expectativa é de que o IBGE consiga lançar um edital para vagas efetivas em breve.
Os editais do IBGE que abrem suas inscrições nesta segunda-feira, 14 de agosto, ofertam 325 vagas temporárias para os cargos de:
Primeiramente, para o cargo de agente de pesquisas por telefone, exige-se nível médio completo, com as seguintes condições de trabalho:
Ademais, o candidato também precisará comprovar um ano de experiência em teleatendimento ou telemarketing ativo ou receptivo nos últimos cinco anos.
Algumas de suas atribuições serão, por exemplo:
Já para o cargo de supervisor de pesquisas por telefone, exige-se nível superior de formação, nas áreas: Geral; Gestão; Suporte Gerencial; e Tecnologia de Informação e Comunicação. Assim, este servidor contará com:
Algumas de suas atribuições são, por exemplo:
Além disso, todos os servidores também terão direito a:
É importante lembrar, ainda, que se trata de uma vaga temporária. Portanto, o contrato tem a duração de um ano, com a possibilidade de prorrogação por mais um ano.
Ambos os editais do IBGE farão prova objetiva no dia 22 de outubro. Assim, aqueles que desejam concorrer aos cargos de Agente de pesquisas por telefone e Supervisor de pesquisas por telefone terão 4 horas de duração para realizar a prova, nos turnos de:
A aplicação ocorrerá no município de Rio de Janeiro/RJ.
Desse modo, a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá em 60 questões de múltipla escolha. Primeiramente, para o cargo de Agente, esta abrangerá as disciplinas de:
Já o cargo de Supervisor cobrará as disciplinas de:
Veja também: DPE AM publica edital de concurso público
Assim, terá aprovação na prova objetiva o candidato que, cumulativamente:
Dessa forma, os candidatos que tiverem aprovação e se classificarem dentro dos números de vagas, sem qualquer critério de eliminação, poderão ser convocados.
Aqueles que desejam concorrer às 325 vagas temporárias do IBGE devem se inscrever a partir desta segunda-feira, 14 de agosto, até 03 de setembro.
Para tanto, é necessário acessar o site da banca examinadora, ou seja, o Selecon. Então, se dirigindo à página específica de cada edital, a candidato poderá ler o documento na íntegra. Assim, é possível conhecer todas as regras da seleção, bem como os critérios de cada cargo.
Então, é necessário clicar em “Inscrever-se” para preencher o formulário com todas as suas informações. Por fim, o candidato deve pagar a taxa de inscrição até o dia 04 de setembro.
A taxa de inscrição tem o valor de:
No entanto, é possível solicitar a isenção deste valor, para aqueles que:
Para fazê-lo, o candidato deve se atentar ao prazo que também vai até 03 de setembro.
Recentemente, o IBGE vem lançando algumas seleções para vagas temporárias.
Nesse sentido, para além destes novos editais para Agente de pesquisas por telefone e Supervisor de pesquisas por telefone, por exemplo, o órgão acabou de encerrar o prazo de inscrições o edital para Agente censitário de pesquisas e mapeamento no último domingo, 13 de agosto.
No entanto, o órgão também vem buscando iniciar um novo concurso público com vagas efetivas. Desse modo, será possível renovar seu quadro de funcionários de forma permanente.
O IBGE recebeu autorização para um concurso público com vagas efetivas em 18 de julho para um total de 895 vagas. A expectativa, então, é que estas se dividam para os seguintes cargos:
Veja também: SEDF divulga projeto básico de concurso público
Ainda não se sabe com certeza quais serão todas áreas destes cargos. No entanto, o presidente interino do IBGE, Cimar Azeredo, relatou à época que alguns poderão ser de: estatístico, demógrafo, economista, sociólogo, geógrafo, profissionais de tecnologia e geoprocessamento, por exemplo.