Nesta quinta-feira (29/09), a Rede Globo realiza o terceiro e último debate dos candidatos à Presidência da República. No próximo domingo (02/10), acontece o primeiro turno das eleições, em horário unificado em todo o país. Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal.
A saber, os programas de rádio e TV de candidatas e candidatos começaram no dia 26 de agosto. Desde então, veículos de imprensa realizam sabatinas, debates e também mostram propagandas eleitorais aos cidadãos. Contudo, termina também nesta quinta-feira (29) o horário gratuito da propaganda eleitoral no primeiro turno das Eleições 2022. Em caso de segundo turno, o horário eleitoral gratuito terá transmissão de 7 a 28 de outubro.
HORÁRIO DO DEBATE HOJE NA GLOBO
De acordo com o que consta na grande de programação da Globo, o debate acontecerá a partir das 22h30, ou seja, logo após a novela Pantanal.
O debate será apresentado pelo jornalista William Bonner e, na ação, os candidatos à presidência se confrontarão, por quatro blocos seguidos, divididos da seguinte forma:
- 1º bloco: Tema livre;
- 2º bloco: Tema determinado;
- 3º bloco: Tema livre;
- 4º bloco: Tema determinado.
Ao final do último bloco, cada candidato terá direito as suas considerações finais.
Ademais, de acordo com as regras do debate, cada candidato terá o tempo de 30 segundos para perguntar ao adversário e apenas um minuto para a réplica, enquanto o candidato que responde terá três minutos, que poderão ser divididos entre resposta e tréplica.
Lembrando que a dinâmica deve ser a mesma em todos blocos com temas definidos. Enquanto no bloco de tema das perguntas será sorteado antes dos candidatos iniciarem os embates.
QUEM VAI PARTICIPAR DO DEBATE DA GLOBO?
A princípio, o convite para participação no debate da Globo hoje chegou para sete presidenciáveis. Os candidatos foram escolhidos por meio do critério de representatividade dos partidos do Congresso Nacional. Veja:
- Ciro Gomes (PDT)
- Jair Bolsonaro (PL)
- Padre Kelmon (PTB)
- Felipe D’Ávila (Novo)
- Lula (PT)
- Simone Tebet (MDB)
- Soraya Thronicke (União)
Ordem de posicionamento dos candidatos no debate
A emissora informou que, a posição dos candidatos no estúdio foi determinada com base na ordem alfabética. Dessa forma, os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que lideram as pesquisas, serão posicionados distantes um do outro, mas próximos dos candidatos que se alternam no terceiro lugar, que são Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).
Assim, os púlpitos serão posicionados da seguinte forma:
- Ciro Gomes (PDT),
- Jair Bolsonaro (PL)
- Padre Kelmon (PTB)
- Felipe D’Ávila (Novo)
- Lula (PT)
- Simone Tebet (MDB)
- Soraya Thronicke (União)
Segundo turno e horário eleitoral
Em primeiro lugar, os programas de rádio e TV de candidatas e candidatos começaram a ser exibidos dia 26 de agosto, conforme informação anterior. Contudo, em caso de segundo turno, o horário eleitoral gratuito voltará a ter transmissão de 7 a 28 de outubro.
De acordo com a legislação, a propaganda gratuita deverá ter veiculação nas emissoras de rádio e televisão que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura que têm administração do Senado Federal, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e Câmaras Municipais.