HORA DE PAGAR AS DÍVIDAS! Veja como ter o nome limpo com o multirão de negociação online
Quem tem restrições cadastrais pode sair do sufoco
Se você está com algumas dívidas atrasadas, consequentemente seu nome foi parar em algum órgão de proteção ao crédito, não? Então, saiba que ao longo de todo esse mês de novembro será possível ter sua situação regularizada e o nome limpo. Até dia 30, acontecerá o 2º mutirão de negociação online com orientação financeira e dúvidas.
Este mutirão do nome limpo o qual o Notícias Concursos falará na matéria deste domingo (06) tem a organização do Banco Central, junto com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e por todos os Procons do Brasil. Assim, trará a oportunidade para a renegociação de dívidas com um bom desconto e parcelas que cabem no orçamento de cada um dos consumidores.
Quem poderá participar desse mutirão do nome limpo?
Poderão participar pessoas físicas que tenham dívidas atrasadas com os bancos ou instituições financeiras. Entretanto, existe a condição da dívida não estar ligada a bens que foram dados como garantia. As renegociações são realizadas por meio do site consumidor.gov.br ou através dos canais das instituições que estão participando, disponíveis no endereço do mutirão.
Acessando o portal desse mutirão, é possível também acessar o Registrato, que é uma plataforma do Banco Central onde se detalha todas as transações do indivíduo junto ao sistema financeiro. Por meio da página dá para fazer consultas acerca de dívidas com órgãos públicos e bancos, cheques devolvidos, bem como chaves Pix, contas, além de operações de câmbio. O endereço eletrônico dessa ação em conjunto também dará o acesso ao portal para educação financeira chamado Meu Bolso em Dia.
A importância da educação financeira
Na 2º edição do mutirão, a intenção também é alertar os cidadãos acerca do superendividamento, bem como da possibilidade de renegociar, tal como a Lei 14.181/21 prevê. Segundo ela, as pessoas superendividadas têm direito na renegociação do valor global da dívida, com seus credores simultaneamente. Conforme o Banco Central, isso permite que sejam feitos os melhores acordos do que a negociação de um débito com cada instituição.
O BC sugere que consumidores superendividados não renegociem os débitos por meio do mutirão. A instituição explica que nessa situação é necessário procurar a ajuda especializada de órgãos de defesa dos consumidores.
No 1º mutirão do nome limpo, que ocorrei em março, realizam-se 1,7 milhão de negociações de dívidas sem atraso ao longo de 25 dias. De acordo com o Banco Central, o endividamento de famílias com o SFN (Sistema Financeiro Nacional) chegou a 52,9% das rendas familiares disponíveis em agosto.