Ter um home office produtivo e saudável é possível, desde que alguns cuidados sejam levados em conta. Afinal, é muito tênue a linha entre o trabalho e a vida pessoal quando atuamos em casa. Por isso, estar atento à organização da agenda e estabelecer certos limites é um dos passos para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida como um todo.
A seguir, você verá algumas dicas que trouxemos que partem desse pressuposto. Confira!
Dicas para um home office produtivo e saudável
Um home office produtivo e saudável exige uma organização bem alinhada. Sem organização e planejamento, podemos cair no burnout no home office e, até mesmo, na desistência dessa modalidade de trabalho.
Vamos refletir juntos sobre o assunto? Confira nossas ideias:
1. Estabeleça um horário para o seu expediente
Ter um horário de expediente é um passo muito importante. Obviamente, haverá dias em que precisaremos cumprir uma “hora extra”, porém, devemos ter consciência de que esses dias não podem ser constantes e corriqueiros.
Os limites de horários nos ajudam a organizar a agenda, priorizar nossas demandas e proteger a nossa saúde mental.
2. Saiba impor limites ao seu chefe/clientes
Saiba impor limites de horários e atividades para os seus clientes e para o seu chefe. Isto é, cuidado para não aceitar tudo, e responder mensagens em qualquer horário, apenas para agradar o chefe ou o cliente. Embora algumas situações exijam posicionamentos assim, manter isso como regra da sua atuação pode ocasionar uma sobrecarga.
Portanto, deixe claro para o seu chefe e clientes o seu horário de atendimento e os prazos para determinadas ações.
3. Tenha hábitos saudáveis
Invista em hábitos saudáveis no trabalho e fora dele. Durante o expediente, beba água, faça pausas para alongar o corpo, etc. Fora do expediente, pratique exercícios, cuide do sono, mantenha um olhar atento para a sua saúde física e mental, etc.
4. Aprenda a delegar para não se sobrecarregar
Cuidado com o excesso de atividades! Aprender a delegar também é importante para ter um home office produtivo e saudável. Veja quais atividades podem ser repassadas e desapegue delas!
5. Entenda o conceito de produtivo
O conceito de produtividade também deve ser bem compreendido. Isso porque, muitas vezes, as pessoas acreditam que trabalhar demais é ser produtivo, mas isso não é verdade. A produtividade tem relação com conseguir concluir as demandas dentro de um tempo saudável, e não com trabalhar sem parar. Pense nisso!
6. Anote antes de esquecer
Anote o que for importante antes de se esquecer! Isto é, mantenha o hábito de anotar as obrigações e demandas assim que elas surgem e antes de esquecer-se delas. Caso contrário, a mente poderá ficar sobrecarregada e as chances de deixar de fazer algo importante serão maiores.
7. Crie um ambiente de trabalho saudável
Por fim, crie um ambiente de trabalho que seja saudável e equilibrado. Opte por um ambiente silencioso, bem arejado e com iluminação natural adequada. Cuide da sua cadeira, mesa e arrume os seus papéis. Tudo isso contribuirá para a construção de um home office produtivo e saudável. 😉