O termo “Vikings” é utilizado em referência à uma civilização que foi muito importante para a história da Europa.
O assunto pode ser cobrado em questões de história geral, principalmente dentro das provas de vestibulares.
Assim, é fundamental que você domine as principais características dessa civilização. Confira um resumo completo sobre os vikings!
Os Vikings, também conhecidos como normandos, fizeram parte de uma civilização que vivia nos territórios da atual Península Escandinava, que compreende os atuais países: Noruega, Dinamarca e Suécia.
Esse povo afetou consideravelmente a história das diferentes civilizações que vivia no continente europeu.
A civilização viking se desenvolveu entre a Alta e a Baixa Idade Média, mas o apogeu dos vikings em termos políticos e econômicos aconteceu entre os séculos VIII e X.
O apogeu da civilização está relacionado principalmente à uma das atividades econômicas mais importantes que era realizada pelos vikings: a pirataria.
A pirataria compreendia as invasões realizadas pelos vikings em diferentes territórios europeus que tinham como objetivo realizar saques e conquista de novos territórios.
No final do século VIII, os Vikings invadiram uma importante porção da Bretanha, atual Reino Unido, conquistando terras inglesas e escocesas.
Os vikings viviam em pequenas comunidades que eram lideradas por um rei. No momento de tomar decisões importantes, esse rei recebia opiniões dos chefes de cada uma das tribos que compunham essa civilização.
Além dos saques e das piratarias, que já foram mencionadas, os vikings desenvolveram também outras atividades econômicas importantes.
Dentre elas, podemos citar o artesanato, o comércio marítimo e a agricultura.
Os Vikings possuíam uma religião muito rica, caracterizada por uma ampla mitologia: a denominada mitologia nórdica.
Dessa maneira, os vikings cultuavam uma série de deuses diferentes. Dentre eles, destaca-se Odin, que corresponde ao deus Zeus da mitologia grega (“o deus dos deuses”).
Como mencionado, os Vikings desempenhariam um papel importante no continente europeu durante a Alta e a Baixa Idade Média.
Porém, a partir do século XI, os vikings enfrentariam um processo de dissolução política e cultural, explicada também pelo surgimento dos primeiros Estados Nacionais.