História Geral: o que foi a Guerra dos Seis Dias? - Notícias Concursos

História Geral: o que foi a Guerra dos Seis Dias?

Um resumo sobre o assunto

A Guerra dos Seis Dias: um resumo sobre o evento

O termo “Guerra dos Seis Dias” é usado para definir um importante conflito que aconteceu no ano de 1967.

O evento é cobrado com frequência em questões de atualidades e história nas provas dos vestibulares e também no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com os tópicos importantes que você precisa dominar sobre a Guerra dos Seis Dias. Confira!

A Guerra dos Seis Dias: definição 

O rio Jordão sempre teve muita importância para a nação árabe. Mesmo antes da Guerra dos Seis Dias, a Síria já enfrentava problemas com Israel, uma vez que o país desejava desviar as águas do Jordão para irrigar as suas plantações. Contudo, as águas do Jordão também eram de grande importância social e econômica para Israel e para outros países árabes.

Em 1964, durante a conferência da Liga Árabe, os países árabes decidiram que o Estado de Israel e a sua predominância sobre os demais territórios seria uma ameaça que deveria ser combatida.

A Guerra dos Seis Dias: características

A Guerra dos Seis Dias, também chamada de Guerra de 1967 ou de Terceira Guerra Árabe-Israelense ocorreu entre os dias 5 e 10 de junho de 1967.

O conflito contou com a participação de Israel, da Síria, do Egito, da Jordânia e do Iraque. Os embates começam quando, no dia 5 de junho, Israel realiza um ataque surpresa à aviões egípicios.

Na sequência, o exército de Israel cercou os soldados do Egito que estavam na Faixa de Gaza e na Península do Sinai. Com um forte exército, Israel sai vencedor do conflito, conquistando a Península do Sinai, a Faixa de Gaza, a Cisjordânia, a Jerusalém Oriental e as Colinas de Golã.

Assim, o Egito precisou concordar com o cessar-fogo no dia 8 de junho. Posteriormente, a Síria também aceita a paz no dia 10 do mesmo mês, colocando um fim ao conflito.

A Guerra dos Seis Dias: consequências

A guerra provocou mais de 20 mil mortes. Ainda, é válido destacar que o território de Israel possuía uma extensão de 20.300 quilômetros quadrados e passou a possuir cerca de 102.000 quilômetros de extensão depois do fim do conflito. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?