O termo “civilização mesopotâmica” é usado para denominar uma civilização que surgiu no vale dos rios Tigre e Eufrates.
O assunto é cobrado com frequência em questões de história geral dentro dos vestibulares e também da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo com tudo que você precisa saber sobre a civilização mesopotâmica. Vamos conferir!
Considerada o berço da cultura ocidental, a civilização mesopotâmica foi desenvolvida na região do Oriente Médio, local em que hoje é o atual Iraque.
Região de terra fértil, a Mesopotâmia é dividida entre a Alta Mesopotâmia e Baixa Mesopotâmia. Ainda, as primeiras organizações sociais da região têm data de 7.000 a.C., e se estabeleciam como aldeias sedentárias.
As construções mais altas feitas pela civilização eram os templos religiosos, chamados de “zigurates”. Os templos eram administrados por sacerdotes, que também eram responsáveis pela administração da região. Dessa forma, religião e Estado eram considerados como uma só instituição e se misturavam a todo momento.
Contudo, com o crescimento das cidades e a necessidade de maior proteção, o poder administrativo foi separado do religioso, surgindo os primeiros comandantes militares. As primeiras trocas comerciais também passaram a acontecer com os excedentes que eram produzidos.
A população mesopotâmica pode ser dividida em duas: sumérios e acádios.
Os sumérios foram a primeira civilização a se desenvolver na região. Originários da região do Irã, eles desenvolveram um sistema de leis com base nos costumes e tinham muita habilidade com práticas comerciais. É muito importante notar que foram os sumérios que elaboraram a escrita cuneiforme: a primeira forma de escrita da humanidade.
Com o passar dos anos, e o enfraquecimento dos sumérios, novos povos se estabeleceram na região, como os semitas, povos originários do sudeste da Ásia e chamados de acádios devido ao nome da cidade mais importante por eles criada: Acad.
O rei acádio Sargão I, por volta de 2.330 a.C., unificou os povos sumérios e acádios, originando assim o primeiro império com registro na história: o Império Acádio.