História Geral: a Independência da América Espanhola - Notícias Concursos

História Geral: a Independência da América Espanhola

Um resumo sobre o assunto

Independência da América Espanhola: principais características do evento

O termo “Independência da América Espanhola” é usado para definir um grupo de acontecimentos que provocou a emancipação das colônias da Espanha no continente americano.

O assunto é cobrado com frequência por questões de história, principalmente nos vestibulares e também na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para que você consiga estudar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre a Independência da América Espanhola. Confira!

Independência da América Espanhola: definição

Os países da chamada “América Espanhola” eram colonizados pela Espanha e divididos em vice-reinados e capitanias gerais.

Os vice-reinados eram formados por México, parte dos Estados Unidos da América, Colômbia, Panamá, Equador, Peru, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Eles se dividiam em Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Rio da Prata. As capitanias gerais, por sua vez, eram formadas Cuba, Guatemala, Venezuela e Chile.

A independência ocorreu após trezentos anos de colonização. Esses foram anos marcados por movimentos que almejavam a emancipação.

Independência da América Espanhola: contexto histórico

A Independência da América Espanhola acontece em um momento em que ideias de liberalismo e autonomia ganhavam espaço entre as elites no século XIX. É relevante mencionar também a influência da independência dos Estados Unidos, consolidada em 1776.

Ainda, pode-se mencionar também o apoio militar do Haiti (que também havia conquistado a independência) e o apoio da Inglaterra, que buscava novos mercados consumidores.

Independência da América Espanhola: características

Os movimentos populares que buscavam a independência tiveram uma forte influência na conquista da emancipação. Eles podem ser divididos em três fases: movimentos precursores (1780 a 1810), rebeliões fracassadas e rebeliões vitoriosas.

As Rebeliões Fracassadas, que ocorreram entre 1810 e 1816, tiveram início após a ascensão de José Bonaparte ao trono. As Rebeliões Vitoriosas, com início em 1817 e duração até 1824, contaram com o apoio da Inglaterra, gerando o surgimento de grandes lideranças e, depois de anos de luta, a Independência da América Espanhola, resultando na independência de 18 países no continente americano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?