História Geral: a Criação da Igreja Anglicana - Notícias Concursos

História Geral: a Criação da Igreja Anglicana

Um resumo para as suas provas

Criação da Igreja Anglicana: um resumo completo sobre esse evento

A Igreja Anglicana foi fundada pelo rei inglês Henrique VIII, da dinastia Tudor, durante o período conhecido como “Reformas Religiosas”

O tópico pode ser abordado por questões de história, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a criação da Igreja Anglicana. Confira!

Criação da Igreja Anglicana: definição 

A Igreja Anglicana surgiu a partir das Reformas Protestantes, processo de oposição à Igreja Católica e que esteve presente em diversos países da Europa. As Reformas se iniciaram no ano de 1517, com a criação do Luteranismo.

Na Inglaterra, ao contrário do que ocorreu em outros países, o movimento de reforma contra a Igreja aconteceu por meio do próprio rei: Henrique VIII, da Dinastia Tudor.

Criação da Igreja Anglicana:  contexto

Henrique VIII decidiu se separar da Igreja Católica após ter o seu pedido de divórcio negado pelo papa Clemente VI. Com isso, a separação oficial da Igreja e do Estado foram foi declarada em 1533. A criação da Igreja Anglicana aconteceria no ano seguinte, em 1534.

No mesmo contexto, nobres ingleses passaram a criticar uma série de práticas da Igreja, uma vez que os membros do clero católico mantinham comportamentos luxuosos na Inglaterra, enquanto o país passava por uma forte crise econômica.

Esses fatores, somados às críticas doutrinárias das práticas religiosas de outros movimentos dentro das Reformas Protestantes, levaram o reinado do rei Tudor a romper com a Igreja Católica. Com o rompimento, Henrique VIII foi declarado chefe supremo da Igreja inglesa.

Criação da Igreja Anglicana: aspectos principais

Com a criação da Igreja Anglicana, o rei poderia nomear pessoas para os cargos eclesiásticos e decidir os rumos da religião no país.

Alguns historiadores afirmam que a Igreja Anglicana teria sido consolidada apenas no reinado de Elizabeth I, filha de Henrique VIII, no ano de 1558. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?