Enem e Vestibular

História Geral: a Conferência de Bandung

A Conferência de Bandung: aquilo que você precisa saber

O termo “Conferência de Bandung” é usado para definir um dos eventos mais importantes de todo o século XX.

O assunto é abordado com frequência por questões de história geral, principalmente nos mais variados vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo com aquilo que você precisa saber sobre a Conferência de Bandung. Confira!

A Conferência de Bandung: definição 

A Conferência de Bandung foi um encontro que aconteceu em Bandung, na Indonésia, entre os dias 18 e 24 de abril de 1955. A reunião agrupou 29 Estados africanos e asiáticos, representados pelos seus líderes.

Os países que participaram da conferência enfrentavam péssimas consequências das experiências como colônias de potências europeias nos séculos anteriores.

A Conferência de Bandung: objetivos

O principal objetivo da Conferência de Bandung era promover uma cooperação econômica e cultural a fim de fortalecer os valores das nações afro-asiáticas que se encontram em desenvolvimento naquele momento. Os países decidiram que era a hora de agir de acordo com os seus próprios valores e não segundo os países que os haviam dominado. É interessante ressaltar que as duas maiores potências da época, a União Soviética e os Estados Unidos, se posicionaram contra o encontro.

A Conferência de Bandung: principais aspectos

Alguns países foram os responsáveis por patrocinar a grande conferência. Entre eles, podemos citar a Índia, a Birmânia, o Paquistão, o Sri Lanka e a Indonésia. Os países decidiram que financiar a reunião era muito importante porque as decisões que nela seriam tomadas afeitariam aproximadamente 1 bilhão e 350 milhões de pessoas.

Na Conferência de Bandung, discutiu-se a possibilidade da criação de um Tribunal da Descolonização, que seria responsável por julgar os responsáveis pelos crimes feitos por colonizadores ao longo dos séculos. Contudo, a ideia foi descartada pela Europa e os Estados Unidos.

A Conferência de Bandung: consequências

Muitas reivindicações feitas pelos países que participaram da Conferência não foram atendidas, mas as nações do Terceiro Mundo passaram a ter mais visibilidade no cenário internacional.