O Governo de Juscelino Kubitschek, conhecido como JK, foi muito importante para a história do Brasil.
Questões sobre acontecimentos do período são abordadas com uma grande frequência pelas principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM.
Dentre esses acontecimentos, podemos citar a construção de Brasília, atual capital do Brasil. Para te ajudar a estudar, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre a construção de Brasília. Confira!
No ano de 1955, Juscelino Kubitschek, conhecido como JK, foi eleito Presidente da República. O presidente ganhou notoriedade por meio da criação do Plano de Metas e pela construção da atual capital do país, Brasília.
Antes da construção de Brasília, a capital do Brasil era a cidade do Rio de Janeiro.
Brasília foi construída entre os anos de 1956 e 1960, em 4 anos, durante o governo de Juscelino Kubitschek, e todo o processo precisou de um alto investimento financeiro e mão-de-obra.
Como mencionado, a construção da cidade aconteceu como parte do chamado Plano de Metas do governo JK, o qual previa o desenvolvimento do país em 5 anos. O plano foi bem sucedido e fortaleceu os setores industriais, do transporte e da energia elétrica.
Assim, a cidade de Brasília foi transformada na sede do Distrito Federal e o presidente Kubitschek usou o processo para supervalorizar o seu governo.
Na escolha do local para a construção JK o presidente queria que a nova capital estivesse localizada em uma parte deserta do país e afastada do Rio de Janeiro. Ele acreditava que o afastamento de grandes centros urbanos iria trazer algumas vantagens, como a distância da pressão popular, maior segurança em caso de guerra e um incentivo para melhorar as regiões do interior do Brasil.
O projeto da construção de Brasília contou com a projeção dos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.
Ainda, dados estimam que mais de 60 mil trabalhadores vindos de todo o Brasil trabalharam na construção de Brasília.