O termo “heliocentrismo” é utilizado em referência a um modelo cosmológico que foi muito importante para a Idade Moderna.
O tópico é abordado por diversas matérias em questões da prova dos vestibulares e do ENEM, com um destaque para aquelas de geografia e história.
Assim, para que você alcance um bom desempenho nas suas provas, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o heliocentrismo. Vamos conferir!
Como mencionado, o heliocentrismo é um tipo de modelo cosmológico, ou seja, uma teoria sobre uma determinada organização do cosmos.
O termo foi originado a partir da junção das palavras helios e kentron, que significam, respectivamente, “sol” e “centro” em grego.
Assim, como podemos deduzir a partir da análise do termo, a teoria heliocêntrica afirmava que o Sol estava no centro do Sistema Solar e, sendo assim, todos os planetas girariam em torno dele.
A teoria heliocêntrica constituía-se como uma oposição ao geocentrismo, modelo cosmológico que afirmava que a Terra era o centro do universo, e não o Sol.
A teoria geocêntrica havia predominado durante a Idade Média, sendo apoiada também pela Igreja Católica. Foi somente na Idade Moderna que o heliocentrismo ganhou um espaço considerável, ainda que fosse contestado por diversas autoridades eclesiásticas.
Heliocentrismo: Nicolau Copérnico
Aristarco de Samos, astrônomo da Grécia Antiga, foi o primeiro pensador a elaborar a possibilidade de o Sol estar no centro do Universo. Porém, Aristarco fez somente uma suposição baseada em cálculos aproximados do tamanho do Sol e de alguns planetas que fazem parte do Universo.
Foi o polonês Nicolau Copérnico o primeiro cientista a comprovar matematicamente que o Sol estava no centro do Universo.
Ainda, Copérnico foi além, elaborando, ao lado da teoria heliocêntrica, a teoria de que o movimento em torno do Sol provoca a alternância das estações do ano.
Devemos nos lembrar de que Galileu Galilei, importante cientista da Idade Moderna, contribuiu para a ampliação da teoria heliocêntrica desenvolvida por Copérnico.