5 habilidades para desenvolver pensamento crítico
Pensar de forma crítica é algo que leva tempo para se aprimorar. Conheça dicas!
O que é pensamento crítico? Bom, basicamente refere-se à capacidade de analisar as informações objetivamente e, logo após, fazer um julgamento fundamentado.
Envolve a avaliação de fontes, como dados, fatos, fenômenos observáveis, assim como resultados de pesquisas.
Os pensadores críticos experientes podem tirar conclusões razoáveis de um conjunto de informações e, assim, conseguir discriminar entre detalhes úteis e menos úteis. Desse modo, se tornam capazes de resolver problemas ou tomar decisões com mais coerência e embasamento.
Quer desenvolver o seu pensamento crítico? Então acompanhe o artigo para conferir as principais habilidades requisitadas para conseguir esse feito.
Análise crítica
Parte do pensamento crítico é a capacidade de examinar cuidadosamente algo, seja um problema, um conjunto de dados ou então um simples texto.
Pessoas com habilidades analíticas conseguem examinar informações, entender o que elas significam, assim como explicar adequadamente aos outros as implicações dessas informações.
- Fazendo perguntas ponderadas
- Análise de dados
- Pesquisa
- Interpretação
- Julgamento
- Evidências de questionamento
- Reconhecendo padrões
- Ceticismo
Comunicação
Frequentemente, você precisará compartilhar suas conclusões com seus empregadores ou então com um grupo de colegas. Porém, deve-se mostrar capaz de se comunicar com outras pessoas para exibir suas ideias de maneira eficaz.
Além disso, pode precisar envolver o pensamento crítico em um grupo. Nesse caso, entretanto, você precisará trabalhar com outras pessoas, assim como se comunicar de maneira eficiente para descobrir soluções para problemas complexos.
Consiga esse feito desenvolvendo, por exemplo:
- Escuta ativa
- Avaliação
- Colaboração
- Explicação
- Interpessoal
- Apresentação
- Trabalho em equipe
- Comunicação verbal
- Comunicação escrita
Criatividade
O pensamento crítico geralmente envolve criatividade e inovação. Você pode precisar detectar padrões nas informações que está examinando ou então encontrar uma solução na qual ninguém mais pensou antes.
Tudo isso requer um olhar criativo que pode ter uma abordagem diferente de todas as outras. Podemos citar diversas qualidades para obter essa capacidade, como por exemplo:
- Flexibilidade
- Conceituação
- Curiosidade
- Imaginação
- Desenho de conexões
- Inferindo
- Previsão
- Sintetizando
- Visão
Pensamento com a mente aberta
Para pensar de forma crítica, a saber, você precisa ser capaz de deixar de lado quaisquer suposições ou julgamentos. Simplesmente deve se propor a analisar as informações que recebe. Para isso, entretanto, precisa ser objetivo, avaliando ideias sem preconceitos.
Sendo assim, precisa apresentar, por exemplo:
- Diversidade
- Justiça
- Humildade
- Inclusivo
- Objetividade
- Observação
- Reflexão
Solução de problemas
A resolução de problemas é outra habilidade de pensamento crítico que envolve analisar um problema, gerar, assim como implementar uma solução. Além disso, permite avaliar o sucesso do plano.
Os empregadores, por exemplo, não querem apenas funcionários que possam pensar criticamente sobre as informações. Eles também precisam ser capazes de encontrar soluções práticas e, assim, ajudar no dia a dia de problemas.
- Atenção aos detalhes
- Esclarecimento
- Tomando uma decisão
- Avaliação
- Fundamentação
- Identificando Padrões
- Inovação