A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que iniciou-se em 1959 e teve seu fim em 1975. As batalhas ocorreram na região do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja.
Ademais, pode-se dizer que a Guerra do Vietnã fez parte do contexto histórico da Guerra Fria por conta das intervenções dos Estados Unidos e da URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
A Guerra do Vietnã poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
Contexto histórico da Guerra do Vietnã
Em síntese o Vietnã que havia sido colonizado pelos franceses e após o fim da Guerra da Indochina 1946 e 1954 acabou sendo dividido em dois países.
Dessa maneira, criou-se o Vietnã do Norte comandado por Ho Chi Minh e tendo orientação socialista oriunda da União Soviética.
E o Vietnã do Sul que ficou sob uma ditadura militar e passou a ter como aliado os Estados Unidos e por isso ficou conhecido como lado capitalista.
Causas para o conflito
A divisão do Vietnã entre Vietnã do Sul e Vietnã do Norte, deixou a relação entre os dois países péssima, sobretudo por conta das divergências políticas e ideológicas, acirradas no final dos anos 50.
Sendo assim, em 1959, guerrilheiros comunistas denominados “Vietcongues” atacam uma base americana no Vietnã do Sul, contando com o apoio de Ho Chi Ming e da URSS.
Vale ressaltar que durante o conflitos nos anos de 1959 e 1964 restringiu-se somente aos Vietnãs do Sul e Norte, no entanto tanto os Estados Unidos como a União Soviética ajudaram de forma indireta.
Intervenção militar dos EUA
Os Estados Unidos resolveram entrar de forma direta no conflito em 1964 ao lado do Vietnã do Sul, enviando soldados e armamentos de guerra. No entanto, os mesmo acabaram perdidos em meio a uma selva tropical fechada e enorme quantidade de chuvas.
Além disso, os vietnamitas usaram táticas de guerrilhas, pois conheciam muito bem o território além de estarem adaptados ao clima.
Os americanos em contrapartida prezavam pelo uso de armas modernas, helicópteros e outros artifícios bélicos.
Desse modo, ficou escancarado o fracasso dos Estados Unidos no final dos anos 60 no conflito, fracassaram mediante às táticas e conhecimentos vietnamitas.
Ainda no final da década de 60, o exército do Vietnã do Norte invadiu o Vietnã do Sul e tomou a embaixada americana no país. Por conta disso os EUA e o Vietnã respondem com força máxima, foi a época mais violenta e sangrenta do conflito.
Protesto e o fim da Guerra do Vietnã
No início dos anos 70 os Estados Unidos foram tomados por protestos contra a guerra, a população de modo geral pediu o fim do conflito e a retirada das tropas americanas.
Milhares de soldados americanos haviam sidos mortos na guerra, além disso cenas fortes eram possíveis serem vistas na televisão.
Dessa forma, sem apoio popular e com enormes derrotas, os Estados Unidos aceitam o Acordo de Paris, que exigia o cessar-fogo, no ano de 1973. Mais tarde, já em 1975 ocorre a retirada total das tropas e o Vietnã do Norte vence a Guerra.
A Guerra do Vietnã deixou mais de 1 milhão de mortos entre civis e militares, assim como milhares de feridos. A Guerra arrasou ambos os países.
Por fim, o Vietnã voltou a ser unificado em 1976 em um regime socialista e aliado a URSS.
E então, gostou de conhecer mais sobre o conflito?
Não deixe de ler também – Guerra do Vietnã: 4 filmes sobre o conflito