O termo “Guerra Civil Espanhola” é usado para denominar um conflito que ocorreu na Espanha entre os anos de 1936 e 1939.
O tópico é muito abordado por questões de história geral, principalmente dentro das provas dos vestibulares.
Assim, para que você consiga saber como o assunto pode cair na sua prova, o artigo de hoje trouxe a análise de duas questões sobre a Guerra Civil Espanhola. Confira!
(UFES) A Guerra Civil Espanhola (1936-1939), em que perderam a vida mais de 1 milhão de pessoas, terminou com a derrota dos Republicanos e com a subida ao poder de Francisco Franco, militar espanhol. O Estado Espanhol, após a vitória de Franco, caracterizou-se como:
a) Democrático com tendências capitalistas.
b) Democrático com tendências socialistas.
c) Populista de esquerda.
d) Totalitário de direita.
e) Totalitário de esquerda.
A questão do vestibular da UFES aborda uma das principais consequências do fim da Guerra Civil Espanhola: o início do Franquismo, ou seja, a ditadura de Francisco Franco.
A resposta correta para a questão é a letra D, que afirma que o Estado espanhol depois da ascensão de Franco tornou-se totalitário e com tendências à direita.
Durante a Guerra Civil, Franco liderava os nacionalistas, ou seja, o grupo de tendência totalitária e conservadora. Essas características foram mantidas durante o seu governo, depois do fim do conflito.
(UFU) – Em julho de 1936, o general Francisco Franco, sob o pretexto de um avanço comunista, liderou uma revolta militar para derrubar a República, dando início à guerra civil espanhola. Do seu lado estavam a maioria da Igreja Católica e setores da classe média e do Exército. A respeito dessa guerra é correto afirmar que
I- os russos se mantiveram neutros enquanto Alemanha e Itália lutaram contra Franco ao lado dos republicanos, sendo derrotados pelas Brigadas Internacionais de comunistas e anarquistas.
II- a mais sensível imagem dos horrores da guerra civil espanhola pode ser vista na obra do artista plástico Pablo Picasso, que retratou, em Guernica, toda sua indignação perante o bombardeio alemão à cidade espanhola.
III- com a ajuda militar da Itália e da Alemanha e o apoio da Igreja Católica, o general Franco conseguiu, em 1939, derrubar a resistência republicana, abrindo caminho para a expansão dos regimes totalitários na Europa e instalando na Espanha, uma ditadura que duraria até 1975.
IV- entre os fatores de insatisfação dos setores conservadores, aglutinados no grupo da Falange e liderados por Franco, estava a vitória da coligação da Frente Popular e dos movimentos de esquerda nas eleições de 1936.
Assinale:
A) se apenas I e III são corretas.
B) se apenas I, II e III são corretas.
C) se apenas II é correta.
D) se todas são corretas.
E) se apenas II, III e IV são corretas.
A resposta correta para a questão do vestibular da UFU é a letra E, uma vez que o item I está incorreto.
As forças populares e democráticas receberam apoio da União Soviética durante a Guerra Civil Espanhola. Dessa forma, os russos não se mantiveram neutros. Ainda, Francisco Franco liderava o grupo dos nacionalistas (e não aquele dos republicanos). Com o fim da Guerra Civil, os nacionalistas saíram vitoriosos e Franco instaurou um novo governo ditatorial no país.
Todas as demais alternativas estão corretas.