Guedes defende ‘travar o resto todo’ do orçamento caso auxílio emergencial seja renovado
O auxílio emergencial será renovado? Não se sabe. O que se sabe é que este não é o desejo do governo. Guedes disse nesta terça-feira (26) que a intenção da área econômica é a vacinação em massa da população brasileira, além da queda no número de mortes devido a Covid-19. Tais fatores também contribuiriam para um retorno mais intenso da atividade econômica, de modo que não seja preciso renovar o auxílio emergencial.
Uma hipótese para renovação do auxílio emergencial, de acordo com ele, seria houvesse um atraso na vacinação, com consequente agravamento da pandemia. Para renovar o benefício, deveria então o governo conter os demais gastos.
“Não pode ficar gritando guerra toda hora. Tem de ter muito cuidado”, disse Guedes, se referindo ao chamado “orçamento de guerra”. O orçamento foi aprovado pelo congresso e permitiu que o governo fizesse um investimento bilionário em ações de combate à pandemia.
“Quer criar o auxilio emergencial de novo, tem de ter muito cuidado. Pensa bastante, pois, se fizer isso, não pode ter aumento automático de verbas para educação, para segurança pública, pois a prioridade passou a ser absoluta, é uma guerra. Aqui é a mesma coisa, se apertar o botão ali, vai ter de travar o resto todo [do orçamento]. Então vamos observar a economia, a saúde, os dois andam juntos, e esperar pelo melhor”, argumentou.
Auxílio emergencial: o que diz Bolsonaro?
No Congresso, partidos de oposição e aliados tem se posicionado a favor de uma versão 2.0 do auxílio emergencial. Há, inclusive, uma pressão política para nova rodada do benefício. Por outro lado, o presidente Jair Bolsonaro tem negado qualquer possibilidade do pagamento do benefício em 2021. Uma das alegações frequentes é à disparada do endividamento público no ano passado
“A palavra é emergencial. O que é emergencial? Não é duradouro, não é vitalício, não é aposentadoria. Lamento muita gente passando necessidade, mas a nossa capacidade de endividamento está no limite”, disse Bolsonaro, na segunda-feira (25).
Um opção para garantir alguma renda, é para aqueles que querem se cadastrar no Bolsa Família. Basta clicar aqui e descobrir se tem direito ao benefício.