O atual prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), enviou à Câmara Municipal um projeto para tornar a língua guarani a segunda oficial do município.
O projeto está desde julho de 2021 parado no Legislativo e prevê o incentivo do uso e do aprendizado do guarani nas unidades escolares e nos meios de comunicação, sobretudo nos territórios indígenas da cidade.
Vale destacar também que a proposta busca garantir a produção de documentos públicos e campanhas publicitárias institucionais em ambos idiomas, português e guarani.
O documento também estabelece a disponibilização de tradutor, quando necessário, para “evitar ações de caráter discriminatório” e disciplina, ainda, a organização e realização de censo demográfico da população indígena a cada cinco anos pela prefeitura de São Paulo.
Segundo dados do último Censo do IBGE, a população guarani no estado de São Paulo era de 4.138 pessoas no ano de 2010, ou seja, aproximadamente 6% do total de guaranis em todo o Brasil.
No município de São Paulo, uma das aldeias de destaque da etnia é a Tekoa Pyau, no bairro do Jaraguá, com aproximadamente 600 indígenas.
Origem do idioma guarani
O guarani é uma língua indígena presente na América do Sul, sobretudo na Argentina, Brasil, Bolívia e Paraguai, neste último é o segundo idioma oficial do país.
O Guarani surgiu através do antigo Guarani. No Brasil a língua adotou alguns vocábulos do português na toponímia em um bairro de Ilhabela em São Paulo.
E então, gostou da matéria? Compartilhe com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também – Datas previstas para os pagamentos das parcelas 5, 6 e 7 do Auxílio Emergencial 2021.