Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciaram nesta semana uma greve por tempo indeterminado. De acordo com relatos de sindicatos, os trabalhadores pedem por reajustes salariais neste momento. A situação é diferente em cada estado, mas em todos eles há uma preocupação com os segurados.
Representações sindicais dizem que a situação não é a mesma em todo o país. De acordo com os sindicatos, apenas 17 estados aderiram à greve até este momento. Por isso, servidores de algumas áreas do país estão com mais problemas do que outros. Veja abaixo algumas dicas para não se prejudicar ainda mais.
-
Verifique a situação da sua agência
Antes de sair de casa para realizar algum procedimento, é importante checar se a agência para qual você marcou um serviço está mesmo aberta. Alguns pontos de atendimento funcionam normalmente, outros estão com grupo de trabalho reduzido e outros estão fechados. O cidadão pode conferir a situação específica da sua localidade ao entrar em contato com a sua agência.
-
Remarque, se for o caso
Caso o cidadão identifique que a agência para qual ele marcou o serviço está fechada ou com um grupo de atendimento menor, a dica é remarcar o atendimento. Ele pode fazer isso ao usar o app do Meu INSS, ou mesmo o site oficial de mesmo nome. Ele pode escolher qual seria o outro dia de melhor interesse para o cidadão.
-
Tente realizar o serviço pela internet
É verdade que nem todo mundo tem familiaridade com a internet. Mas uma saída para tentar passar pela situação é tentar realizar o serviço que deseja de forma remota. O INSS oferece 91 serviços de maneira online. O cidadão apenas precisa procurar no site ou app do Meu INSS para se certificar de que a opção existe para o seu interesse.
-
Peça a documentação no INSS
Caso o cidadão se desloque até uma agência do INSS e não consiga atendimento, uma dica é pedir uma documentação que comprove que ele esteve por lá. A papelada pode ser usada como uma prova de que o indivíduo tentou ser atendido na data marcada e não conseguiu por causa da greve.
-
Tire uma foto
Outra dica é tirar uma foto da agência fechada para o caso de nenhum atendente aparecer no local. De acordo com analistas do próprio INSS, isso também pode servir como prova de que o cidadão tentou um atendimento, mas não conseguiu por causa da greve dos servidores do próprio Instituto.
A greve do INSS
A paralisação dos servidores do INSS, aliás, começou na última quarta-feira (23). O movimento tem o comando da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).
De acordo com a organização, a paralisação não tem prazo para término. Eles pedem reajuste emergencial de 19,99%, revogação da Emenda do teto de gastos públicos e também melhorias nas condições trabalhistas.
Ainda segundo a Federação, esses são os 17 estados que aderiram ao movimento até agora:
- Bahia,
- Ceará,
- Espírito Santo,
- Goiás,
- Tocantins,
- Maranhão,
- Minas Gerais,
- Mato Grosso do Sul,
- Mato Grosso,
- Pará,
- Pernambuco,
- Paraná,
- Piauí,
- Rio Grande do Norte,
- Rio Grande do Sul,
- Santa Catarina e
- São Paulo