A greve dos servidores públicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está prestes a completar a marca de um mês. As primeiras paralisações dos trabalhadores começaram a acontecer ainda no último dia 23 de março. Diante deste cenário, o cidadão precisa se preparar para evitar que o sistema acabe atrapalhando os seus projetos.
Veja abaixo algumas dicas para diminuir as chances de prejuízos em suas contas neste momento de paralisação de parte das agências do INSS.
A paralisação dos servidores do INSS acontece de forma desigual nas diferentes regiões do país. Portanto, é importante saber como está a situação na agência em que o cidadão costuma ser atendido. A dica é realizar a consulta antes de solicitar uma remarcação. Pode ser que não seja necessário.
O INSS divulga a lista de todas as agências do Instituto que estão disponíveis hoje no Brasil. Para verificar, basta acessar o site https://covid.inss.gov.br/ . O cidadão precisa clicar no mapa de agências abertas, escolher o estado e depois a cidade. Eles disponibilizam também o endereço e o telefone de cada uma das agências.
Outra dica importante neste momento é abusar do app Meu INSS. Segundo informações da própria autarquia, caso a agência esteja fechada, o cidadão também pode remarcar o atendimento para uma outra data. O Instituto informa que nenhum cidadão será prejudicado pelo atraso. Isso porque a data de solicitação será sempre a primeira.
O cidadão também pode remarcar o atendimento através do site do Meu INSS. As funções são basicamente as mesmas. Antes de inserir qualquer dado pessoal, é importante se certificar de que o canal é mesmo o oficial gerado pelo Governo Federal. É importante tomar cuidado com golpes neste momento.
Em tempos de paralisação dos servidores, o cidadão também pode procurar saber se o serviço que ele deseja realizar pode ser feito de maneira remota. Atualmente, o INSS oferece 91 serviços com essa característica.
Em alguns casos, o cidadão marca a consulta presencial apenas porque não sabia que o procedimento poderia ser feito de maneira remota. O usuário pode conferir se o seu serviço pode ser feito pela internet através do app Meu INSS ou do site de mesmo nome.
Há casos em que o cidadão se desloca até o local da agência e ao chegar lá, é impedido de ser atendido. Quando isso acontece, o indivíduo tem o direito de exigir uma documentação que comprove que ele esteve lá e não foi atendido por causa da greve.
O documento pode ser importante para que o cidadão consiga comprovar mais tarde que ele tentou realizar algum procedimento e não conseguiu por conta de algum fator externo. Não foi, portanto, sua culpa.
Os servidores públicos do INSS estão travando as suas atividades em algumas regiões para realizar uma série de pedidos. Uma das reivindicações é justamente o aumento salarial, além de melhorias nas condições de trabalho.
Em algumas regiões, médicos peritos também iniciaram o processo de paralisação e se juntaram ao movimento grevista. Neste momento, todas as unidades da federação registram ao menos algum caso de greve.