GRANDE VITÓRIA para os brasileiros que usam Gás de Cozinha e estão no Cadúnico - Notícias Concursos

GRANDE VITÓRIA para os brasileiros que usam Gás de Cozinha e estão no Cadúnico

Mantenha o seu CadÚnico atualizado para receber o benefício Auxílio Gás, desde que atenda aos requisitos do programa. Saiba mais!

De acordo com informações oficiais, o programa Auxílio Gás é um programa de proteção social que funciona sob a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social. Sendo assim, o programa promove a transferência de renda para a compra do botijão de gás de cozinha, considerando o gás GLP de 13 Kg.

Auxílio Gás: mantenha o seu CadÚnico atualizado para receber o benefício

Segundo destaca a divulgação oficial, o benefício é direcionado para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Com um investimento de 128 milhões de reais, o programa Auxílio Gás paga parcelas bimestrais para o cidadão.

Mais de 426 mil famílias recebem o Auxílio Gás

Segundo informações oficiais, são beneficiadas mais de 426 mil famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, considerando o valor da renda per capita. Vale ressaltar que as famílias beneficiadas devem estar inscritas no CadÚnico.

É possível consultar se a sua família atende aos critérios do Auxílio Gás através do número do NIS. O programa Auxílio Gás foi criado pela Lei nº 14.237 e regulamentado pelo Decreto nº 10.881. Assim sendo, trata-se de um programa que objetiva minimizar o efeito do preço de gás de cozinha no orçamento das famílias de baixa renda.

O benefício considera a média nacional do preço do gás de cozinha

O pagamento é limitado a um benefício por família, dessa forma, a família recebe o valor equivalente a 50% do preço médio nacional referente ao botijão de gás GLP 13 Kg. A liberação do valor referente ao Auxílio Gás ocorre em conta digital ou bancária, no entanto, se a família não tiver acesso a uma conta, uma Conta Poupança Social Digital da Caixa é aberta para o recebimento do benefício.

É possível receber o Auxílio Gás e o Bolsa Família de forma simultânea

Além disso, a divulgação oficial do Governo Federal informa que o programa Auxílio Gás pode ser acumulado com outros benefícios, como o programa Bolsa Família, pois o benefício referente ao Auxílio Gás não é considerado como parte de renda no cadastro único familiar.

Inclusão ocorre de acordo com o CadÚnico e com o BPC

Conforme destaca o Governo Federal, após a inclusão da família no programa Auxílio Gás, ocorre o registro do benefício com base nas informações constantes no CadÚnico e no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Dessa forma, a concessão pode ser interrompida, caso a família deixe de atender aos critérios do programa, pois a concessão é pessoal, intransferível e não gera direito adquirido. 

Portanto, é fundamental que o cidadão mantenha atualizado o seu CadÚnico para a manutenção dos benefícios do Governo Federal, de acordo com as regras de enquadramento de cada benefício.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?